São Paulo, quinta-feira, 6 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola adota 'semana do saco cheio'

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 06/10/94

Saíram trocadas as legendas das fotos do Colégio Palmares e da mãe de um aluno.
Escola adota 'semana do saco cheio'
As escolas de São Paulo estão adotando este ano a ``Semana do Saco Cheio", uma invenção das universidades que, nos colégios, consiste em aproveitar o feriado do dia 12 para dispensar os alunos durante toda a semana (de 10 a 16 de outubro).
Palmares, Miguel de Cervantes, Santa Cruz, Logos e Visconde de Porto Seguro são alguns dos colégios que ``emendaram" a semana. Objetivo e São Luís terão folga a partir de quarta-feira, dia 12.
Nas escolas estaduais e municipais, oficialmente, não haverá aulas apenas no feriado.
São comemorados na data os dias de Nossa Senhora Aparecida e da Criança. O feriado foi decretado em 1980, durante a visita do Papa João Paulo 2º ao Brasil.
Segundo diretores e coordenadores, os estudantes voltam relaxados e com mais ânimo para enfrentar as provas finais e o vestibular.
``A experiência em anos anteriores foi muito positiva. As crianças voltam cheias de energia", diz Zilda Zerbini Toscano, diretora do colégio Palmares, em Pinheiros (zona oeste), que adotou a folga há quatro anos.
Mas alguns pais –principalmente os que trabalham fora– não concordam com o recesso.
Vera Lúcia da Costa Antunes, 46, acha a folga desnecessária. Sua filha Fabiana, 15, faz o 1º colegial no Objetivo. ``Os jovens têm que se disciplinar. Todo mundo precisa aprender a cumprir suas tarefas. Se houver aula, ela vai à escola."
A servidora autárquica Salua Racy, 46, não é completamente a favor da semana, mas diz ``que não atrapalha". ``Na verdade, eu acho que há folgas demais, mas o nível de ensino aqui é muito bom." Salua tem um filho, de 12 anos, estudando no Palmares.
O diretor-geral do colégio São Luís, Roberto Prado, 35, diz que o feriado é bom pedagogicamente, mas aponta outro problema: o cumprimento dos 180 dias letivos obrigatórios, determinado pela Constituição.
Nos Estados Unidos, as escolas têm pelo menos 205 dias com aula por ano. A carga horária brasileira também é mais baixa do que a de Alemanha e Japão.
A coordenadora de programação geral do Objetivo, Nuricel Villalonga Aguilera, 35, prefere não chamar a folga de ``Semana do Saco Cheio". ``Emendar ou não depende do dia em que cai o feriado", diz Nuricel.
A maioria dos estudantes concorda com a suspensão das aulas. ``Acho que deveria ser até um mês", diz Fernanda Awade, 12, que estuda na 6ª série do Palmares.
As exceções estão principalmente entre os alunos que estão se preparando para o vestibular.
``A gente tem muita matéria, inclusive algumas coisas atrasadas, e é ruim perder aula", diz Fernanda Rheim, 18, do Palmares, que vai prestar vestibular para direito.

Texto Anterior: Lei obriga bares a ter proteção acústica;O NÚMERO; Gapa realiza palestra sobre Aids em São Paulo; Polícia faz ronda para achar avião roubado; Dependência química no trabalho é discutida
Próximo Texto: 'Saco cheio' começou na USP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.