São Paulo, quinta-feira, 6 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Estudante de escola pública se exclui do exame da Unicamp, diz estudo

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O vestibulando típico da Unicamp fez colégio particular, cursinho, tem renda familiar acima de dez salários mínimos e não trabalha.
Esses são alguns dos resultados da pesquisa ``Perfil Vestibulando Unicamp", realizado anualmente desde 87. O estudo reúne questionários respondidos por 263.299 vestibulandos em todos esses anos.
Esta pesquisa, referente a 94, afirma que estudantes de escola pública se excluem do vestibular . Enquanto 59,12% dos inscritos no ano passado fizeram colégio particular, só 28,89% cursaram escola pública.
``É uma questão séria a se discutir", afirma o coordenador do exame, Jocimar Archangelo, 56. Segundo ele, tradicionalmente os dados entre matriculados e inscritos variam pouco.
Alguns cursos são segmentados de acordo com o sexo do candidato. Mais de 80% dos vestibulandos são homens em engenharia mecânica, engenharia elétrica e física. O inverso ocorre em pedagogia, enfermagem, dança, letras e linguística.
Quase 10% dos que prestam Unicamp já cursaram alguma faculdade antes. ``É importante notar que, entre os ingressantes, esse percentual aumenta para 20%. Esses candidatos têm um desempenho muito significativo."

Próximo Texto: ITA 1; ITA 2; ORIENTAÇÃO; IME
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.