São Paulo, sexta-feira, 7 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura aposta em 15 corredores

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo espera ``dar um salto" na qualidade do transporte coletivo com a construção de 15 corredores de ônibus. As concorrências de 13 corredores já encerraram e as obras começam até o final do ano.
``Daqui a dois anos, vamos ordenar o sistema (de ônibus)", disse Francisco Christovam, presidente da CMTC. Esse é o prazo para conclusão dos corredores.
Christovam afirma que é impossível melhorar a qualidade dos ônibus sem ``medidas estruturais". ``A cidade está saturada. Colocar mais ônibus nas ruas só vai aumentar os congestionamentos."
O presidente da CMTC diz que a construção dos corredores será a maior intervenção já feita nos transportes em São Paulo. Hoje, existem cerca de 70 km de corredores na cidade. O projeto de Maluf é implantar 241 km.
Os corredores deverão custar R$ 700 milhões. Serão financiados pelas construtoras, que terão direito a explorá-los por 20 anos. O investimento será pago pela prefeitura em oito anos.
Quando os corredores entrarem em operação, cerca de 3.000 ônibus comuns serão substituídos por 1.353 articulados.
Com os corredores, a prefeitura espera reduzir quase 50% o tempo gasto nas viagens. A velocidade média nos corredores será de 25 km/h. Hoje, os ônibus de São Paulo circulam a 17 km/h.

Texto Anterior: `Pingentes' voltam aos ônibus de SP
Próximo Texto: Linhas devem ser `reprogramadas'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.