São Paulo, sexta-feira, 7 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agora, mulher com mulher dá ``croco"

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

O movimento politicamente correto ainda me mata de rir. Essa gentalha que resolve as discrepâncias do comportamento humano à base de eufemismos rasteiros agora inventou uma que é de rolar.
Para atenuar o fenômeno e torná-lo passível de ser enquadrado em alguma categoria de consumo, eles agora deram para chamar a ``sapataria" de ``lesbian chic". O conceito é simples. Se a ``bolacha" compra nas melhores lojas e emperiquita-se com bijuterias e cosméticos, ela é ``lésbica chic". Agora, se a ``sapa" é um bagulho que anda de fusquinha, ela continua a ser a mesma ``fanchona" horripilante de sempre. Entenderam?
Não? Eu explico melhor: ``lesbian chic" é quando a modelo Cláudia Liz, uma senhora casada com marido ciumento e mãe de um filho, beija na boca outra modelo, de mentirinha, durante um desfile de moda para causar repercussão na mídia.
Ou quando o pessoal batiza de ``café com bolacha" o anúncio de café Melitta em que a assumida e aposentada atriz Florinda Bulcão serve café para uma suposta namorada.
Surgido há dois anos na revista ``New Yorker", o termo sugere que, antes dele, as homossexuais, trubufus ou boazudas, eram todas tratadas em pé de igualdade.
Hoje, depois de seu aparecimento, tudo mudou. Enquanto o ``lesbian chic" é tema de revistas que estão nas bancas, como ``Elle" e ``Nova", e de programas como o ``Documento Especial", do SBT, o ``lesbian brega" passou a ser escorraçado à base de vassoura de piaçava.
Um exemplo: o convite para o festival Mix Brasil de Manifestações da Sexualidade, que celebra a cópula de invertidos e começa no MIS no próximo dia 11. Na primeira versão do festival, ano passado, os organizadores não permitiram o uso da palavra ``lésbica" no convite.
Já sei! Já entendi por que os organizadores do Mix Brasil não deixaram colocar ``lésbica" no convite! É que mulher com mulher dá jacaré. Já imaginou a saúde pública se digladiando com um bando de répteis em plena avenida Europa?
Por outro lado, ``lesbian chic" com ``lesbian chic" dá crocodilo. De preferência –e Deus e os politicamente corretos ajudando– uma bolsinha kelly de couro de crocodilo da Hèrmes. Bem bonitinha.

Texto Anterior: Linhas devem ser `reprogramadas'
Próximo Texto: Canal Trocado ; Marx no MoMa ; Eco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.