São Paulo, sexta-feira, 7 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simpósio discute o doping em São Paulo

VICTOR MATSUDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Doping é um dos assuntos que abre hoje os debates do Simpósio Internacional de Ciências do Esporte em São Paulo. Eduardo de Rose, presidente da Federação Internacional de Medicina Esportiva, estará apresentando os últimos avanços que a comissão antidoping do Comitê Olímpico Internacional tem levado à prática.
O evento, considerado o maior desta área em toda a América Latina este ano, tem como tema central das discussões a saúde e o desempenho. Vai ser realizado no Centro de Convenções Rebouças (avenida Enéas de Aguiar, na área do Hospital das Clínicas de São Paulo).
O Simpósio marca a celebração dos 20 anos de fundação do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), entidade que ganhou a medalha de ouro na área de medicina esportiva em Barcelona-92.
A palestra inaugural seria proferida por Steven Blair, diretor da famosa clínica Cooper, em Dallas, EUA. Blair, que é também o presidente do congresso olímpico científico dos Jogos Olímpicos de Atlanta-96, estará lançando oficialmente aquele evento hoje, às 15h, no Centro de Convenções Rebouças.
Ainda hoje, às 9h, reabre a feira medico-esportiva, que traz os produtos dos principais laboratórios médicos do país, com os novos lançamentos para a área esportiva, como bicicletas ergométricas e suplementos vitamínicos.
O evento conta com a apresentação de 150 temas livres e representa a produção científica de mais de 60 institutos de investigação nesta área na América Latina.
Entre estes temas, destaque especial para a iniciação esportiva, detecção de talentos, nutrição do atleta, exercícios para a terceira idade e para a mulher. Um dos temas livres apresenta o controvertido aspecto de exercícios para aidéticos, o que atesta o avanço da ciência esportiva brasileira. Seis cursos serão desenvolvidos nesta sexta, sábado e domingo. O maior destaque fica com o curso de ciência do futebol, que vai procurar atualizar os profissionais com informações do trabalho de Turíbio de Barros Leite, fisiologista do time do São Paulo, e de Paulo Sérgio Gomes, que vai apresentar pela primeira vez no Brasil os resultados dos testes da equipe tetracampeã do mundo de futebol, que foi avaliada no laboratório da Aeronáutica, no Rio, antes do embarque para os Estados Unidos.
As exigências específicas de cada jogador na sua posição. Dados dos jogadores servirão de modelos para times de futebol.
Outro curso que chama a atenção é o de estilo de vida e risco de morte. Steven Blair mostrará que não basta fazer exercícios, mas que os mesmos devem ser bem dosados. Suas pesquisas em mais de 20 anos mostram que um pouco de exercício pode reduzir a incidência de muitas enfermidades, inclusive vários tipos de câncer. A mesma pesquisa mostra que o mesmo exercício feito de maneira errada faz com que os possíveis benefícios sejam anulados e até revertidos.
Também deve despertar atenção o curso de esportes de endurance (provas de longa duração, como corridas, triatlo, biatlo, maratonas e ultra-maratonas). Ele será ministrado por David Montgomery, que é um dos coordenadores da avaliação médica das equipes olímpicas do Canadá.
A mesa redonda mais importante vai discutir esporte de alto rendimento. Terá a participação do professor Manoel Gomes Tubino, vice-reitor da Universidade Gama Filho e ex-presidente do Conselho Nacional de Desporto.

Texto Anterior: Beckenbauer pode assumir o Bayern ;Ranielli e Guga são dúvidas no Santos ;Federações apóiam grupo único ;México e EUA devem participar ;Cabajal escapa de ser processado
Próximo Texto: Aparente furacão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.