São Paulo, sábado, 15 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA aumentam estoques

OSCAR PILAGALLO
DA REPORTAGEM LOCAL

A escassez mundial de papel de imprensa está sendo pressionada pelo aumento dos estoques dos jornais dos Estados Unidos.
A reserva quase bateu em um milhão de toneladas em agosto, de acordo com o último dado disponível da Associação Canadense de Papel e Celulose.
Esse nível –que é suficiente para 41 dias de consumo– é mais de 10% superior ao piso dos últimos anos, atingido no fim do primeiro semestre.
Os jornais americanos vinham reduzindo seus estoques desde meados do ano passado, quando o preço tocou o fundo do poço.
O movimento de alta dos estoques não foi acompanhado pelo consumo, que permaneceu estável. O salto do consumo havia sido registrado no primeiro trimestre.
Foi principalmente para que os jornais pudessem se estocar, portanto, que os produtores canadenses redirecionaram boa parte de suas exportações para os EUA.
Em agosto, as exportações do Canadá para os EUA aumentaram 13,5% (para 510 mil toneladas), enquanto as vendas para outros mercados declinaram 18,1% (para 172 mil toneladas).
As exportações para outros países tiveram que ser reduzidas porque os produtores estão operando no limite da capacidade. No Canadá, estão em 96% do total e nos EUA, em 97%.

Texto Anterior: Folha adapta o seu espaço editorial à escassez de papel
Próximo Texto: MP vai permirtir uso de recursos do FGTS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.