São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Índice

Mercado aguarda novas intervenções do governo

FIDEO MIYA
DA REPORTAGEM LOCAL

Na noite de sexta-feira última, o Banco Central anunciou que irá colocar à venda na próxima terça-feira títulos do Tesouro Nacional (NTNs da série H, ou seja, indexadas à TR) no valor de US$ 1,5 bilhão.
Segundo o diretor de um banco estrangeiro, a colocação desses títulos indica que o BC estaria disposto a aumentar o volume de compras de dólar para evitar que as cotações caiam ainda mais.
Ou seja, a venda das NTNs teria o objetivo de neutralizar a injeção de reais na economia com a compra de dólares pelo BC, para não pressionar a base monetária.
Ao mesmo tempo, circulam rumores no mercado de câmbio de outras medidas em estudo no mesmo sentido. Uma delas seria proibir refinanciamentos de importações, de forma a aumentar a demanda por moeda estrangeira.
Segundo Eduardo Vassimon, diretor do Banco BBA Creditanstalt, desde quinta-feira passada houve um movimento de antecipação de entradas de divisas destinadas aos fundos de renda fixa de capital estrangeiro.
O movimento é atribuído aos boatos de que o BC pode aumentar o IOF, que hoje é de 5%, para restringir a entrada de recursos estrangeiros visando obter ganhos com a diferença entre as taxas de juros internas e externas.
(FM)

Texto Anterior: Dívida de empresas diminui
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.