São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fachadas falsas poluem a cidade

A avenida Francisco Morato, na zona oeste de São Paulo, é um dos muitos pontos da cidade ``estragados" visualmente por fachadas postiças de estabelecimentos comerciais. Segundo o arquiteto Rogério Batagliese, entretanto, a beleza do lugar poderia ser recuperada a baixos custos, se houvesse preocupação com o problema da poluição visual.
Batagliese é um dos jurados do ``Prêmio Fachada", promovido pelo Clube de Criação de São Paulo e a Revista da Folha. A idéia é premiar lojas cujas fachadas externem uma preocupação com a estética urbana e a qualidade de vida.
As fachadas serão avaliadas por um júri composto por seis arquitetos, um artista plástico e um publicitário. Os arquitetos foram indicados pela Asbea, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, e os outros dois membros foram escolhidos pelo Clube de Criação.
Para o arquiteto Edson Musa, presidente da Asbea e também integrante do júri, a importância do ``Prêmio Fachada" não está em premiar arquitetos que já têm seu trabalho reconhecido, mas sim ``em conscientizar a população de que o que se faz na cidade beneficia ou prejudica a todos".
Qualquer loja pode concorrer ao prêmio, desde que sua fachada já esteja edificada. As inscrições vão até o dia 31. As fachadas selecionadas, em número indeterminado, receberão uma placa a ser afixada na loja.

Prêmio Fachada. Inscrições e informações: Clube de Criação de São Paulo. R. Treze de maio, 596, Bela Vista, região central. CEP: 01327-000. Tel. 251-0766. Fax: 251-2625.

Texto Anterior: Mistura fina no 9º Free Jazz
Próximo Texto: Festa de sonhos e bons negócios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.