São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Gráficas de conveniência agilizam negócios

MARIA EDICY MOREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Usar serviços dos birôs de editoração eletrônica –espécie de gráficas de conveniência– pode facilitar o trabalho de pequenas empresas e profissionais liberais.
A gama de serviços é bastante ampla e a produção costuma ser rápida, às vezes, leva minutos.
Em São Paulo, já existem dezenas de gráficas de conveniência, que oferecem serviços como digitação de textos e digitalização de fotos –transferência de imagens do papel para a tela do computador, o que permite alterações de cor, retoques etc.), edição de manuais e cópias em cores.
A AlfaGraphics, por exemplo, faz cartões de visita, cópias coloridas, digitação e criação de logotipos. Na Akad, a especialidade é a digitalização de desenhos técnicos e impressão de pôsteres. A Art & Byte também trabalha com desenhos técnicos e edição de manuais.
A Graphic Vision cria slides para a apresentação de negócios, faz logotipos, tratamento de imagens e trabalhos de digitação e diagramação. A Paper Express e Ponto & Meio oferecem ainda a produção de transparências e fotolitos.

Imagens
O tratamento de imagens é um recurso que tem sido bastante procurado por quem precisa colorir, mudar característica de imagens e recuperar fotos antigas.
Segundo Ivete Pugliesi, 34, dona da Graphic Vision, médicos costumam recorrer ao sistema para melhorar imagens usadas em aulas e conferências.
Na Ponto & Meio, o recurso foi usado para recuperar as fotos antigas publicadas no livro ``Sadia 50 anos construindo uma História".

Tecnologia
Além de tornar os negócios mais ágeis, os birôs são uma alternativa para facilitar o acesso de pequenas empresas a tecnologias de alto nível.
``Os pequenos empresários não têm condições de manter-se atualizados tecnologicamente, daí a importância dos birôs", diz Cezar de Almeida, dono da CZ Publicidade, que virou adepto das gráficas de conveniência.
Ele afirma que a contratação de uma gráfica permite que a agência mantenha o foco na sua atividade principal, não perdendo tempo e dinheiro com a operação e atualização de equipamentos.
O estúdio gráfico C & D também virou cliente dos birôs, para a produção de provas e fotolitos. Segundo William Coracho da Torre, diretor de arte, a grande vantagem é a agilidade e a rapidez com que os trabalhos ficam prontos.
O empresário Wagner Loyola Borba, 45, dono da Borba Negócios Imobiliários, é outro que acredita que os birôs aceleram os negócios.
Ele imprime porta-fólios na AlphaGraphics. ``O serviço que demorava até 15 dias agora sai em 20 minutos com a computação."
Borba usa os porta-fólios para mostrar aos clientes imóveis à venda ou disponíveis para aluguel. ``O sistema permite que o interessado saia do escritório sabendo o que vai encontrar", diz.

Próximo Texto: CONHEÇA OS SERVIÇOS DOS BIRÔS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.