São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Índice

Como montar uma fábrica de gelo?

João Miguel Mandarino - São Pedro, SP
Os fabricantes de gelo costumam dizer que os negócios vão bem quando o sol brilha e o calor aumenta. Essa afirmativa é bem verdadeira, pois se trata de um mercado muito sazonal.
No verão, é comum a demanda ficar muito além da oferta e no inverno, essa relação é inversa, de tal modo que faz-se necessário desligar parte das máquinas.
Uma fábrica de pequeno porte, capacitada para produzir 15 toneladas de gelo por mês pode ser montada com cerca de R$ 20 mil.
Esse valor dá para realizar uma pequena adaptação no imóvel, principalmente nas instalações elétricas, fazer um fundo de reserva para o capital de giro para o primeiro mês de funcionamento e adquirir os equipamentos.
É preciso ter fabricador de gelo com capacidade para produção de 20 barras de 10 kg por dia, com fôrma galvanizada ou em aço inoxidável; máquina eletrônica para fabricar gelo em cubo, um módulo e um depósito em aço inoxidável, com capacidade para 200 quilos por dia; três freezers horizontais com capacidade para 580 litros; máquina seladora para sacos de polietileno com guilhotina de 500 mm; filtro industrial com capacidade para 500 litros de água por dia.
Se tudo correr bem, o faturamento poderá ficar em torno de R$ 6.000 por mês, com uma lucratividade de 15%. O ponto de equilíbrio apresenta uma taxa de, no máximo 60%.
Esse empreendimento não requer mão-de-obra especializada e a sua principal e única matéria-prima é a água.
Para fabricar gelo em barra, a água é colocada em formas especiais de 10 ou 20 kg, que são mergulhadas em solução de cloreto de sódio e álcool hidratado a uma temperatura de menos 15 graus. Dez horas depois, o gelo está formado.
O gelo em cubo ainda é mais simples. A área mínima para a instalação da empresa é de 20 m2.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Procura por registro cresce na Junta Comercial de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.