São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais forte, Gol perde qualidade

DA REPORTAGEM LOCAL

O Gol GLi 1.8 mantém a tradição de bom desempenho do modelo. Agora equipado com injeção central, o motor ficou mais ágil e com funcionamento mais uniforme que o anterior, com carburador.
A nova versão 1.8 ganhou comando de válvulas redimensionado e marchas mais curtas.
No teste, o novo Gol GLi 1.8 (motor de 90 cv) acelerou de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos.
Marca muito próxima dos 11,17 segundos do Golf GTI 2.0 (de 116 cv) testado por Veículos.
Na retomada de 40 a 100 km/h, o Gol 1.8i foi mais rápido que o Golf (fez 18,3 s contra 21,5 s).
A velocidade final (não aferida) subiu de 166 km/h para 176 km/h, segundo a fábrica. O consumo médio atingiu quase 11 km/l.
O carro ganhou design atual, melhor aerodinâmica, cabine ampla, mais conforto e ergonomia.
O novo modelo resolveu um problema crônico do anterior, a falta de espaço para passageiros no banco traseiro e no porta-malas.
Mas acabou criando um outro –inexistente no velho Gol–, a perda de qualidade na montagem.
A versão testada por Veículos tem sérias falhas no acabamento.
O tanque –situado embaixo do banco traseiro–, por exemplo, não tem forração e suja o encosto quando este é rebatido.
A suspensão ficou mais macia. O aumento do conforto acabou prejudicando a estabilidade.
O carro oscila mais em curvas e balança nas freadas e arrancadas. Isso faz com que o pára-choque raspe em valetas mais profundas.
O aquecimento da cabine é outra deficiência. O isolamento térmico dos dutos de ar permite a transmissão do calor gerado pelo motor para dentro da cabine.
O painel, avançado e arredondado, melhorou a ergonomia. Os comandos ficaram mais acessíveis.
O volante, espumado, tem boa empunhadura; a direção é rápida e firme em velocidade elevada.
Macio, o câmbio, possui engates curtos e precisos –o mesmo não acontece com a marcha ré.
As falhas do carro avaliado resultam de falta de qualidade na montagem, problema talvez agravado nas primeiras unidades.
Uma das portas estava desalinhada e raspava externamente no batente em sua parte superior.
A moldura interna do pára-lama apresentava ondulações na chapa.
A cobertura das emendas das soldas (com massa especial) da carroceria era grosseira e malfeita.
Apesar de ser um modelo zero km, foi possível detectar pequenos pontos de ferrugem na carroceria.
As peças de plástico da cabine –descansa-braço da porta e cobertura atrás do volante– possuíam rebarbas e eram mal encaixadas.
A forração embaixo do painel e o suporte lateral da tampa do bagageiro estavam totalmente soltos.

Texto Anterior: Ford traz picape Ranger americana; Daewoo mostra Prince e Saloon; Laguna chega em três versões ao país; Volvo exibe novos sedãs 960 e 850 T-5
Próximo Texto: Ford Fiesta chega em janeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.