São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994 |
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Mais forte, Gol perde qualidade
DA REPORTAGEM LOCAL O Gol GLi 1.8 mantém a tradição de bom desempenho do modelo. Agora equipado com injeção central, o motor ficou mais ágil e com funcionamento mais uniforme que o anterior, com carburador.A nova versão 1.8 ganhou comando de válvulas redimensionado e marchas mais curtas. No teste, o novo Gol GLi 1.8 (motor de 90 cv) acelerou de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos. Marca muito próxima dos 11,17 segundos do Golf GTI 2.0 (de 116 cv) testado por Veículos. Na retomada de 40 a 100 km/h, o Gol 1.8i foi mais rápido que o Golf (fez 18,3 s contra 21,5 s). A velocidade final (não aferida) subiu de 166 km/h para 176 km/h, segundo a fábrica. O consumo médio atingiu quase 11 km/l. O carro ganhou design atual, melhor aerodinâmica, cabine ampla, mais conforto e ergonomia. O novo modelo resolveu um problema crônico do anterior, a falta de espaço para passageiros no banco traseiro e no porta-malas. Mas acabou criando um outro –inexistente no velho Gol–, a perda de qualidade na montagem. A versão testada por Veículos tem sérias falhas no acabamento. O tanque –situado embaixo do banco traseiro–, por exemplo, não tem forração e suja o encosto quando este é rebatido. A suspensão ficou mais macia. O aumento do conforto acabou prejudicando a estabilidade. O carro oscila mais em curvas e balança nas freadas e arrancadas. Isso faz com que o pára-choque raspe em valetas mais profundas. O aquecimento da cabine é outra deficiência. O isolamento térmico dos dutos de ar permite a transmissão do calor gerado pelo motor para dentro da cabine. O painel, avançado e arredondado, melhorou a ergonomia. Os comandos ficaram mais acessíveis. O volante, espumado, tem boa empunhadura; a direção é rápida e firme em velocidade elevada. Macio, o câmbio, possui engates curtos e precisos –o mesmo não acontece com a marcha ré. As falhas do carro avaliado resultam de falta de qualidade na montagem, problema talvez agravado nas primeiras unidades. Uma das portas estava desalinhada e raspava externamente no batente em sua parte superior. A moldura interna do pára-lama apresentava ondulações na chapa. A cobertura das emendas das soldas (com massa especial) da carroceria era grosseira e malfeita. Apesar de ser um modelo zero km, foi possível detectar pequenos pontos de ferrugem na carroceria. As peças de plástico da cabine –descansa-braço da porta e cobertura atrás do volante– possuíam rebarbas e eram mal encaixadas. A forração embaixo do painel e o suporte lateral da tampa do bagageiro estavam totalmente soltos. Texto Anterior: Ford traz picape Ranger americana; Daewoo mostra Prince e Saloon; Laguna chega em três versões ao país; Volvo exibe novos sedãs 960 e 850 T-5 Próximo Texto: Ford Fiesta chega em janeiro Índice |
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