São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994 |
Próximo Texto |
Índice
Varejo elege 'campeões' de gôndolas
MARISTELA MAFEI
A Kaiser Bock foi a grande vencedora, levando o prêmio ``melhor lançamento". Na sequência, aparece a água de coco em garrafa Sococo (destaque bebidas sem álcool), leite em pó integral Ninho Crescimento (categoria produtos lácteos) e farinha de trigo Dona Benta (mercearia). Foram ainda premiados a ave temperada Classy Seara (produtos congelados), o aparelho de barbear Sensor (higiene e beleza) e a cera líquida Poliflor Pratic (Reckitt & Colman). A pesquisa é realizada anualmente pela revista ``SuperHiper", da Abras (Associação Brasileira dos Supermercados), que divulga os resultados na sua edição de novembro. Ambas foram incluídas entre os melhores lançamentos mundiais da indústria de alimentos, com premiação a ser recebida no Sial, a feira internacional do setor– que começa no próximo dia 21 em Paris, na França. Ao fazer a escolha, os gerentes de supermercados levam em conta critérios como ``satisfação do cliente", ``novidade", ``rotatividade nas gôndolas", ``inovação na embalagem e no visual". No total concorreram 278 produtos, distribuídos em sete categorias. Dentro da categoria bebidas alcoólicas, concorreram 19 produtos. A Kaiser Bock recebeu 62% da preferência dos entrevistados porque, segundo as respostas, ``é de fato uma novidade". A pesquisa da ``SuperHiper" sempre é divulgada no mínimo oito meses após o lançamento. Assim, os produtos lançados no segundo semestre de 94 só irão participar do concurso do próximo ano. Reaquecimento Sérgio Dória, superintendente da Abras, diz que cresceu em até 40% o número de novos lançamentos no trimestre agosto/setembro e outubro de 94, contra igual período de 94. A Abras tem dois indicadores para medir a temperatura do mercado. O primeiro é a feira nacional do setor, ocorrida em setembro último. O segundo é a própria revista ``SuperHiper" –com dezenove anos de existência, a revista bate recorde no número de páginas, na próxima edição de novembro, devido ao aumento de anúncios de novos produtos. O incremento é atribuido à estabilização da economia e à perspectiva de manuteção do crescimento do consumo. Somente em setembro, a Sadia, junto com a Refinações de Milho Brasil, lançou a margarina Mazola; a Bauducco colocou nas prateleiras o biscoito Ovomaltine e a Phillips Morris lançou no Brasil, em conjunto com a Sanbra, os queijos da Kraft. No período de quarenta dias, a Arisco entrou em três novos segmentos: café solúvel (com o Ariscafé), gelatinas e fermento químico. A Sófruta, também do segmento de derivados de tomate, entrou no mercado de mostardas. A Quaker lançou sua tradicional aveia em três sabores; a granja Rezende ampliou sua participação para o mercado de óleo de soja e a Nestlé fez sua estréia no segmento de bebidas lácteas fermentadas. Parmalat e Danone também colocaram novos produtos nas prateleiras. Próximo Texto: Pão de Açúcar investe em marcas próprias Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |