São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Masp abre hoje `O Brasil dos Viajantes'

DA REPORTAGEM LOCAL

É uma panorâmica pela história do Brasil a exposição ``O Brasil dos Viajantes", que abre hoje no Masp. Com cerca de 350 obras, mostra as características do espaço que o país ocupou no imaginário europeu por quatro séculos.
A exposição é resultado de uma seleção feita a partir de mais de 50 coleções estrangeiras e nacionais, particulares e institucionais, envolvendo 11 países. Seu percurso é segmentado em quatro módulos, mas tem curiosa continuidade.
No primeiro estão livros e mapas raros e um cenário de J.C. Serroni que documentam a descoberta e colonização do Novo Mundo, no século 16. Aqui a visada alegórica e fantástica é predominante.
Batizado de ``Teatro das Coisas do Mundo", o segundo módulo mostra as pinturas de Eckhout, Frans Post e outros craques paisagistas holandeses, do século seguinte. Traz também magníficas tapeçarias de Gobelins.
O teor científico é mais e mais reforçado até desembocar no terceiro módulo, ``Arte e Ciência". As imagens do atlas do cientista alemão Von Martius e as ilustrações de flora e fauna de outras expedições transpiram racionalismo iluminista, mas são movidas também por impulsos artísticos.
Estes retornam no quarto módulo –com as paisagens de Taunay e Thomas Ender e os tipos de Rugendas, Hildebrand e Debret. Num crescendo de precisão realista, a exposição demonstra, paradoxalmente, o fascínio do homem diante da natureza e do novo.
O projeto ``O Brasil dos Viajantes", criado por Ana Maria de Moraes Belluzzo e patrocinado pela Organização Odebrecht, compreende também a publicação de dois livros, um debate entre acadêmicos e uma série de TV.
Levada ao ar todo domingo desde o dia 9, durante o ``Fantástico" (TV Globo), a série tem cinco episódios de dois minutos e meio. O terceiro será exibido no próximo programa. O debate será nos dias 28, 29 e 30 de novembro, com especialistas de diversos países.

Exposição: O Brasil dos Viajantes
Sinopse: 350 obras de 93 artistas entre o séc. 16 e 19
Onde: 2º andar do Museu de Arte de São Paulo (av. Paulista, 1.578, tel. 011/256-5144, região central)
Quando: abertura hoje, às 19h; até 18 de dezembro

Texto Anterior: Microfone; Ar livre; Semente
Próximo Texto: Kiarostami explora espessura do tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.