São Paulo, sexta-feira, 21 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consulado da Hungria organiza semana cultural

DA REPORTAGEM LOCAL

Para provar que os hábitos húngaros vão além do açúcar de sementes de papoula, gulash e doses do vinho branco licoroso Tokai, o Consulado da República da Hungria promove a partir de amanhã a Semana Cultural da Hungria.
O evento termina dia 11, com a exibição da Mostra de Cinema Húngaro, ainda sem programação.
O cônsul geral da Hungria, Tomas Rozca, fez um levantamento dos hábitos atuais do país para montar o cardápio do evento.
``Procuramos mesclar manifestações culturais mais leves, como as danças folclóricas, com outras mais eruditas, como a apresentação do pianista Gyorgy Oravecz."
Com a programação, Rozca pretende unir os membros da colônia de São Paulo, que, segundo ele, tem pelo menos 40 mil pessoas, e estreitar as relações entre universidades brasileira e húngaras.
``Acho que o professor e historiador István Rákóczi pode desempenhar bem o papel de ponte, já que ele domina bem o português."
Semana Cultural da Hungria: dia 21, às 20h - Danças Folclóricas, no Círculo Militar (r. Abílio Soares, 1.589). Dia 24, às 20h30 - Comemoração do Dia da Hungria, com sessão solene na Câmara Municipal (viaduto Jacareí, 100). Dia 25, às 14h - Palestra do embaixador da República da Hungria, János Benyhe, sobre ``O Passado, o Presente e o Futuro da Tradução Húngara", na USP. Dia 25, às 20h - Palestra do historiador István Rákóczi sobre a ``Contribuição dos Jesuítas Húngaros para o Conhecimento do Espaço Físico Brasileiro", no Colégio Santo Américo (r. Santo Américo, 275). Dia 26, às 20h - Palestra do historiador István Rákóczi sobre ``Golpes Carlistas – Morte em Madeira", na Casa Húngara (r. Gomes de Carvalho, 823). Dia 26, às 20h45 - Palestra do embaixador János Benyhe sobre ``As Relações Literárias Brasileiro-Húngaras", na Casa Húngara. Dia 27, às 20h - Concerto do Pianista Gyorgy Oravecz, na Faculdade Santa Marcelina (r. Dr. Emílio Ribas, 89). Dia 28, às 20h - Concerto do Pianista Gyorgy Oravecz, no Auditório da União Cultural Brasil Estados Unidos (r. Mário Amaral, 189). Dia 4, às 20h30 - Abertura da Mostra de Gravuras de 18 Artistas Húngaros, na Faap (r. Alagoas, 903). Dia 5, às 20h - Abertura da Mostra de Cinema Húngaro Local, na Sala Cinemateca (r. Fradique Coutinho, 361). Mais informações no Consulado da Hungria, das 10h às 14h, pelo tel. 535-5088.

Texto Anterior: Santos vira palco de show aéreo
Próximo Texto: Começa a 15ª Feira da Solidariedade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.