São Paulo, sábado, 22 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF tem `mapa' de invasão de morros

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Federal dispõe de um organograma de invasão das favelas e morros do Rio de Janeiro, elaborado em novembro de 1993, pelo seu Centro de Inteligência.
O documento elenca 11 morros cariocas e aponta o morro da Divinéia como o ``mais problemático", onde 109 armas estariam em poder dos traficantes. Nesses morros estariam circulando 434 armas, distribuídas num universo de 190 mil pessoas –que, direta ou indiretamente, trabalhariam com o tráfico de cocaína.
As cidades fornecedoras de armas são, diz a PF, Miami e Nova Orleans, nos EUA. E uma nova rota teria sido adotada para fornecimento de armas mais pesadas, como as metralhadoras Ponto 50: o tráfico começa no porto italiano de Brindisi, e é embarcado em navios que aportam na baía de Guanabara.
Segundo a PF, esse exército armado dá proteção a um faturamento mensal de US$ 1 milhão por mês com o tráfico de cocaína.
Francisco Carlos Garisto, da Federação Nacional dos Policiais Federais, diz que uma invasão da cidade para conter esses traficantes vai ser certamente ``uma catástrofe". ``A PF não planejou essa intervenção, como foi feito na Eco-90, quando estudamos por 90 dias a segurança no Rio".

Texto Anterior: Militares não querem subir morros
Próximo Texto: Salário inicial de PM é de R$ 190
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.