São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprenda a forma correta de segurar o seu bebê

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Gestos feitos pelos pais em atividades cotidianas –como amamentar, dar banho, trocar e carregar o bebê– interferem significativamente na coordenação motora da criança.
A repetição de gestos incorretos pode comprometer o desenvolvimento da fala, dos movimentos e do comportamento.
André Trindade, psicólogo e psicomotricista, explica que o bebê já tem algumas posições espontâneas que são um esboço da sua futura coordenação motora.
A posição de enrolamento é uma das posições que proporciona ao bebê uma sensação de conforto, segurança e bem-estar.
O bebê saudável tende a se ``enrolar" ou se ``agrupar" sobre si mesmo. Aproxima os braços e as pernas da linha média do corpo e traz a bacia para perto do tronco. Seus olhos passam a enxergar os próprios movimentos.
Segundo Trindade, os pais devem respeitar essa posição básica quando manipulam o bebê nos primeiros meses de vida.
O bebê ``agrupado" mama melhor, sente mais conforto no colo da mãe e fica mais tranquilo no momento do banho.
Na última semana, a Folha convidou Thainá Sayegh Rodrigues, de quatro meses, e sua mãe, Rosana Sayegh Rodrigues, 24, para demonstrarem algumas posições corretas (veja quadro ao lado).
Deixar o bebê ``esticado", com a cabeça e os braços caídos para trás e as pernas sem apoio, causa um desconforto muito grande.
A criança fica mais irritada, não consegue integrar seus movimentos e mama com mais dificuldade.
A sucção durante as mamadas é outro fator importante no desenvolvimento. O movimento que começa na boca progride para todo o corpo e ajuda o bebê a integrar sua coordenação motora.
Bebês que usam mamadeira também devem ser mantidos em posição de enrolamento e o furo no bico da mamadeira deve ser pequeno –para que a criança faça força e articule seus movimentos.
O olhar da mãe durante a execução das suas tarefas é outro ponto fundamental. A criança se sente mais segura quando percebe que a mãe olha atentamente para ela.
A posição em que o bebê é colocado para dormir deve possibilitar que ele se movimente livremente. Deitado de bruços (a barriga para baixo), ele fica limitado.
As melhores posições no berço são aquelas em que o bebê pode deitar com a barriga para cima ou ficar de lado.
Quando a criança começa a andar (com cerca de um ano de idade), valem algumas dicas.
Ao invés de ficar atrás do bebê segurando seus braços erguidos –o que só dificulta o equilíbrio–, os pais devem ficar à frente e manter os braços da criança abaixo do ombro.
Uma cadeira –puxada lentamente pelos pais– na frente da criança serve como apoio durante a tentativa de caminhar.
Ter um objeto na mão durante os primeiros passos também ajuda. O movimento que se articula desde a mão até o pescoço auxilia o processo de sustentação da cabeça.

Texto Anterior: Fogo destrói 21 mi m2 de matas em SP
Próximo Texto: Livro explica cuidados básicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.