São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maratona de eventos tira paulistano de casa

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem teve fôlego se divertiu como nunca em São Paulo no mais ``longo" fim-de-semana da história da cidade.
Cinco megaeventos disputaram a atenção dos milhares de paulistanos e turistas que visitaram a cidade nos últimos dois dias.
Só no final da próxima semana os organizadores do 18º Salão do Automóvel vão informar quantas pessoas exatamente foram ao Anhembi, mas estima-se que esse número será em torno de 700 mil.
O Ginásio do Ibirapuera, que deve receber 15 mil pessoas na final do 12º Campeonato Mundial de Vôlei, no próximo domingo, contava cerca de 3.000 espectadores no final da tarde de sábado, no jogo entre Cuba e Holanda.
Para assistirem a abertura do 9º Free Jazz, 1.500 espectadores foram ao Palace sábado à noite.
Parte do público que viu o show de Abbey Lincoln já havia passado, ou pretendia passar no dia seguinte, pela 22ª Bienal Internacional (público de 10 mil pessoas por dia) ou por alguma sala da 18ª Mostra Internacional de Cinema.
Abaixo, leia trechos do ``diário de viagem" da reportagem da Folha, que acompanhou esta rara maratona de eventos.

Salão do Automóvel
15h10 (sábado) - Sorridente, a modelo Claudia Silva, 21 anos, olhos azuis, 1m70, não desgruda de um Fusca. Ela ainda saboreia os seus 15 minutos de fama, após aparecer ao lado do presidente Itamar Franco em sua visita ao salão.
15h11 - ``É uma grande honra para mim ser chamada de `a loira do Fusca'. Quero reencontrar o Itamar para agradecer o que ele fez por mim", diz Claudia.
17h14 - Claudia Ferreira, 22, ``modelo e manequim", posa de maiô verde-amarelo-azul-e-branco ao lado de um Omega esportivo. ``O duro é aguentar os engraçadinhos. Eles dizem: `Bonita a traseira desse carro'. Nem ligo".
17h30 - Denise Braga, 22, deixa o salão carregando os seus sapatos na mão. ``Fiz duas bolhas de tanto andar aqui", diz.
Mundial de Vôlei
18h06 - No setor de cadeiras do Ginásio do Ibirapuera, a holandesa Carla Boersma aguarda o início da partida entre Holanda e Cuba. ``É difícil achar o ônibus certo aqui em São Paulo. Ninguém sabe explicar o caminho", reclama. Carla é mãe da jogadora Cintha.
18h16 - Na arquibancada, cinco meninos com camisas do Corinthians gritam em coro: ``Olê, olê, olá, Cu-ba, Cu-ba". Explica o estudante Eduardo Jorge Jeronymo, 14: ``Como a Holanda jogou de salto alto contra o Azerbaijão, ficamos com raiva e resolvemos torcer por Cuba".
19h02 - O administrador de empresas Sérgio Sigaud ``sofre" para assistir o jogo e, ao mesmo tempo, tomar conta dos dois filhos, Fernando, 7, e Francisco, 5. ``As holandases são as mais bonitas", diz o bagunceiro Fernando.
21h37 - Com sete minutos de atraso, o pianista Cristóvão Bastos abre o 9º Free Jazz Festival.
22h28 - Na primeira fila do Palace, a empresária Maria Falci, 47, e sua filha Claudia Castro, 24, demonstram animação incomum. ``Uma vez por ano, São Paulo tem uma semana legal. Amanhã (domingo) de manhã vamos na Bienal, à tarde vamos na Mostra de Cinema e à noite estaremos aqui de novo", promete Claudia.
22h34 - A cantora Abbey Lincoln dá início ao seu espetáculo.
Bienal
11h15 (domingo) - Crianças se divertem mexendo nos objetos criados por Lygia Clark. ``Favor tocar delicadamente", pede uma placa. Paulo Diez, 10, não obedece. ``Vi todo mundo mexendo, resolvi mexer também", explica.
11h58 - Promessa cumprida. A empresária Maria Falci e sua filha Claudia se divertem na Bienal olhando o trabalho da suíça Pipilotti Rist. ``Cansada? Nada. Ainda temos um monte de coisas para fazer", diz a mãe.
12h12 - As amigas Maria Estela Moniz, 74, e Maria Eugenia Albuquerque Porani, 8, dançam imitando o show-performance de Kim Young-Won, que se exibe numa tela de vídeo.
Mostra de Cinema
12h50 - Com medo de enfrentar filas, a dona-de-casa Denise Dotto, 61, chega ao Cinesesc para assistir o filme indiano (com legendas em inglês) ``Clint". O filme começa às 14h.
13h24 - A bancária Vanda Serizawa, 41, se prepara para assistir o primeiro dos cinco filmes do dia. Sábado, assistiu quatro. Em 93, atingiu a marca de 55 filmes. ``Sei que é antipático, mas priorizo o cinema. Os amigos que fazem aniversário em outubro ficam chateados, mas eu não vou a nenhum."
13h55 - A espanhola Ana Maria Aneas, 26, dançarina de flamenco, compra o catálogo da mostra no Cinesesc e sai pela rua Augusta à procura do cine Belas Artes. ``São Paulo é uma cidade tão agitada quanto Madri, mas em Madri é mais fácil achar os lugares."
Blues no velódromo
18h52 - Cerca de 5.000 lotam o velódromo da USP, onde a cantora Etta James promove um desdobramento do Free Jazz Festival.
18h57 - Cinthya Bittar, 20, estudante de odontologia, delira com o show nos ombros do namorado. ``Estou curtindo demais", diz.
19h05 - A estudante de desenho Gaia Passarelli, 17, está com os cabelos laranja. Já usou verde, lilás, vermelho e azul. Planeja ir na Bienal na próxima semana. ``Estou esperando ficar menos cheio".
19h34 - O público delira quando o ``rei do blues" entra no palco e anuncia: ``B. B. King is in town" (B. B. King está na cidade).

LEIA MAIS Sobre os eventos na cidade no Via SP

Texto Anterior: USP mostra presença italiana no sindicalismo; O NÚMERO ; Quatro homens roubam R$ 15 mil em Franca; Grupo estuda remédio em pessoas ansiosas; 'Livros Jurídicos' e 'Tese da Semana' não saem hoje
Próximo Texto: Polícia de Campinas apura causa de acidente ;Filho de Bulhões deverá se apresentar à polícia ;Ciclistas protestam contra desmatamento ;Consulado abre inscrição para eleição na França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.