São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
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O Elefante mais amado agora é o que mais rende

DA REPORTAGEM LOCAL

O sisudo espírito anglo-holandês da Gessy Lever não deixou por menos. Nada de dramalhões nos slogans de suas marcas.
Comandado durante 40 anos pelos sentimentais italianos, ``O Elefante mais amado do Brasil" mudou de controle acionário, passou por baterias de pesquisas, foi tabulado em computadores e encontrou nova fórmula: mudou para ``O Elefante que mais rende".
Neste Top of Mind ``engordou" dois pontos, o suficiente para roubar o primeiro lugar da marca de sua empresa-mãe, a Cica, líder em 93. Desde 92 as marcas Elefante e Cica se alternam no topo, seguidas pela Arisco.
``Fizemos pesquisas qualitativas com as consumidoras e vimos que a maior parte associa a marca Elefante ao extrato mais concentrado", diz Allan Mark Liberman, gerente de produtos da Cica. ``Daí chegamos ao slogan do produto que mais rende", afirmou.
O primeiro elefante era, na realidade, um mamute, que surgiu junto com a Cica em 41. De lá para cá a empresa, fundada pela família Bonfiglioli, passou pelos grupos Ferruzzi e Cragnotti & Partners, até ser adquirida pela Gessy Lever em janeiro de 93.
O Elefante foi escolhido como nome do primeiro produto da Cica, o extrato de tomate, devido à analogia com força e consistência.
As campanhas publicitárias associando o extrato ao Jotalhão, o personagem de Maurício de Souza, começaram em 69. Dez anos depois, o Jotalhão substituiu o mamute nos rótulos do extrato, emprestando a fama ao slogan ``o elefante mais amado do Brasil".
A receita deu certo. Com 38% do mercado de extrato de tomate, as vendas estão em ascenção desde o início de 94. O slogan ``o Elefante que mais rende" continua no ar até o final do ano.

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