São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994 |
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Doriana já tem uma linha de margarina Tropical sob medida para o Nordeste
MÁRCIA DE CHIARA
O segredo da Doriana para se manter na liderança do mercado de margarinas desde 1977 e ser a marca mais lembrada é fazer um produto ao sabor do consumidor. Tanto é que hoje há duas versões de Doriana. Uma delas para os consumidores dos Estados do Sul. A outra, com sabor mais acentuado e resistente às altas temperaturas (a Tropical), criada sob medida para o Nordeste. ``Percebemos que os hábitos alimentares são diferenciados entre as regiões", diz Maria Inez Murad, gerente da Gessy Lever. Além disso, os consumidores do Nordeste não têm o hábito de guardar margarina na geladeira. Fora essas duas versões, existem mais três tipos: a light, a culinária e a líquida. Esta última, lançada em 1994, chegou para concorrer com o óleo de soja. Além de fortalecer a linha que já está no mercado, a meta da Gessy Lever é intensificar a diferenciação de produtos. ``Estamos preparando vários lançamentos para 1995", diz Maria Inez. Segundo ela, dois são os alvos dos lançamentos: produtos com usos específicos e sabor superior. Desde que foi introduzida no mercado nacional em 1970, a inovação tem sido a marca registrada da Doriana, diz a gerente. Naquela época, não havia no país uma margarina cremosa. ``Provocamos a maior mudança nos padrões do mercado. Resultado: as outras margarinas tiveram de mudar." Quem liderava o mercado era a marca Claybon, fabricada pela Anderson Clayton, que hoje também está nas mãos da Gessy Lever. Tratava-se de uma margarina que não tinha o padrão de cremosidade da Doriana, diz Maria Inez. O desafio, na época, conta ela, foi conquistar a confiança do consumidor para poder mostrar que o produto tinha um diferencial. Para isso, os comerciais eram testes gravados com consumidores nos supermercados para que eles dessem o seu testemunho do diferencial do produto. Já nos anos 80, conta Maria Inez, em plena fase de consolidação da marca, o mote da campanha era ``os elogios são para você". O comercial de TV mostrava a cena de uma família no café da manhã elogiando a dona-de-casa por ter optado pela Doriana. ``Hoje estamos voltando às origens", diz a gerente. A campanha publicitária que está no ar mostra entrevistas com consumidores provando a margarina e dando a sua opinião. Texto Anterior: Criada em 67, a Unimed é a cooperativa médica mais lembrada pelo consumidor Próximo Texto: Credicard mantém-se na dianteira Índice |
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