São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PUC tem curso inédito em SP

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O curso de relações internacionais, que trata das relações políticas, econômicas, sociais e culturais dos países, está em expansão.
O profissional da área presta assessoria em órgãos públicos ou privados e até em entidades não-governamentais.
Inédito em São Paulo, o curso será oferecido pela primeira vez no Estado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Atualmente, só é ministrado na UnB (Universidade de Brasília) e na Unesa (Universidade Estácio de Sá), do Rio de Janeiro.
``Nosso curso tem um perfil diferente. Enquanto os outros têm uma ênfase nas áreas econômica e jurídica, o nosso tem um caráter mais multidisciplinar", afirma o coordenador do curso na PUC-SP, Paulo Resende, 61.
O currículo abrange matérias como direito e economia internacionais, ecologia e desenvolvimento, moeda e crédito internacionais, democracia e globalização, religiões contemporâneas e comércio internacional.
A ênfase na PUC é a pesquisa. ``A procura é crescente nessa área. Outra para a qual o curso conduz é assessoria."
Segundo Resende, a internacionalização dos países, com medidas como a criação do Mercosul (Mercado Comum do Sul), que estabelece uma zona de livre comércio entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, favorece a profissão.
O aluno que ingressa no curso deve gostar de estudar língua estrangeira. ``Temos como procedimento exigir, ao final do primeiro semestre, proficiência em espanhol e, no segundo, em inglês."
Quem não passa nos testes faz um curso de língua oferecido pela própria PUC.

Texto Anterior: MODA; GOIÂNIA; NUTRIÇÃO
Próximo Texto: O CURSO DA PUC-SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.