São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Dois clássicos chegam às locadoras

RUY CASTRO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Dois clássicos do cinema saem em vídeo no Brasil: ``Tempos Modernos", de Charles Chaplin (1936), e ``No Tempo das Diligências", de John Ford (1939). Os dois filmes têm muito em comum –e muito de incomum.
``Tempos Modernos" foi o último filme ``mudo", nove anos depois que o cinema já se tornara sonoro. ``No Tempo das Diligências" foi o primeiro grande faroeste, nove anos depois de o gênero ter sido dado como morto.
Em ``Tempos Modernos", Chaplin condenou a desumanização da sociedade industrial. Em ``No Tempo das Diligências", Ford captou o momento em que o Oeste começou a se humanizar.
Chaplin e Ford criaram grandes personagens do cinema. O de Chaplin foi o vagabundo Carlitos –e ``Tempos Modernos" foi o último filme em que ele apareceu. Em ``No Tempo das Diligências" (que revelou John Wayne), Ford povoou o faroeste com figuras que ficariam emblemáticas no gênero.
``No Tempo das Diligências" (cuja cópia brasileira, pela Continental, apresenta problemas) influenciou Orson Welles em ``Cidadão Kane" e Steven Spielberg em ``Caçadores da Arca Perdida".

Próximo Texto: Anzol; Sal grosso; arrastão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.