São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ollantaytambo é feita em formato de espiga

Para incas, planta da cidade irradia energia cultural

LUCIANA CAMARGO
DA ENVIADA ESPECIAL AO PERU

Ollantaytambo é uma das cidades mais antigas do Peru. Seus 500 habitantes ainda moram em casas de pedra construídas por seus antepassados incas.
Apesar da pobreza do vilarejo –as casas não têm nenhum tipo de conforto e saneamento básico–, a beleza e a conservação das construções não deixam de impressionar o visitante.
A cidade foi construída no meio do vale sagrado dos incas, região onde se encontram as terras mais férteis do país e milharais com espigas de até 20 centímetros.
Além de alimentar a civilização inca durante séculos, o milho também serviu de modelo para a construção de Ollantaytambo.
Segundo o índio Chascki Aribalo, 28, esta forma foi proposital.
``Os antigos acreditavam que esta formação irradiaria energia para a cultura."
Ao lado da cidade, existe um sítio arqueológico conservado pelo governo. Lá podem ser encontradas antigas ruínas e templos usados pelos incas. A entrada no sítio custa US$ 2,50.
O mais interessante dos templos da cidade foi esculpido em pedra e tem o formato de uma lhama, animal sagrado para os andinos.
Em Ollantaytambo o comércio gira em torno do artesanato e de suvenires para turistas.

Texto Anterior: Andes e ruínas fazem a beleza de Cuzco
Próximo Texto: Mergulhe em Águas Calientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.