São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Taxa de inflação vai a 2,68% em SP

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A taxa de inflação deu novo salto na terceira quadrissemana de outubro, pressionada por alimentos e aluguel.
A evolução média dos preços em São Paulo nos últimos 30 dias terminados em 23 de outubro foi de 2,68%, bem acima do 1,99% da segunda quadrissemana.
Os dados são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que refez suas projeções de inflação para outubro. Os técnicos do instituto esperam, agora, taxa de até 3,5%, contra os 3% previstos anteriormente.
``A inflação é baixa", diz Juarez Rizzieri, coordenador do IPC da Fipe. Ressalta, porém, que alguns fatores sazonais estão puxando a taxa para cima.
Para Rizzieri, o país vive uma inflação de ``sazonalidade e de acidentalidade". As pressões sazonais ficam por conta dos alimentos, que subiram 4,8% na terceira quadrissemana do mês. No mesmo período de setembro estavam com queda de 0,15%.
A pressão sazonal é normal neste período do ano, mas foi agravada pelos acidentes climáticos, como geadas e estiagem prolongada.
Os técnicos da Fipe prevêem pressão menor em novembro. A taxa deve ficar abaixo de 3%.

LEIA MAIS
sobre inflação na pág. 2-2

Próximo Texto: Ação barrada; Estatal preservada; Primeira chamada; Ruído na linha; Sem baixaria; Às compras; Modelo argentino; Como na matriz; Crédito pessoal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.