São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Brasil enfrenta hoje vôlei kamikase

SÉRGIO KRASELIS; MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Brasil e Japão decidem hoje às 16h no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, uma vaga para a fase semifinal do 12º Campeonato Mundial de Vôlei Feminino.
O técnico japonês Tadayoshi Yokota disse ontem que a equipe brasileira deve vencer a partida. Mas, garante que, para conter o rival, vai usar uma tática kamikase, ou seja: para Yokota, a melhor defesa é o ataque (na 2ª Guerra Mundial, kamikase era o piloto japonês voluntário que desfechava um ataque suicida contra o inimigo).
``A única maneira de deter a força do ataque brasileiro é responder da mesma maneira", disse o treinador.
O técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, acredita que o Japão, em teoria, defende a tese de que sua equipe não tem nada a perder. ``Na prática, vamos ter pela frente o jogo mais difícil da rodada", afirma Bernardinho.
Para o técnico brasileiro, a seleção vai exercer pressão total contra o Japão desde o início do jogo.
``Devemos entrar com tudo porque as japonesas vão querer neutralizar nosso sistema de ataque. Mas elas terão a resposta no decorrer do jogo. Tudo o que posso dizer é que não vamos bancar os otários", afirmou o treinador.
Bernardinho dedicou boa parte da noite de ontem assistindo com as jogadoras da seleção os vídeos dos jogos do Japão no Mundial.
Ele disse que o time dará atenção especial às atacantes Motoko Obayashi (camiseta nº 1) e Mika Yamauchi (nº 4), além de procurar anular a atuação da meio-de-rede Tomoko Yoshihara (nº 6).
``Essas três merecem todo cuidado, especialmente a nº 6, que, pela magreza, lembra o Léo (ex-companheiro de Bernardinho na extinta equipe da Atlântica Boavista)", afirmou o treinador.
Bernardinho disse que tem conversado com as jogadoras nos últimos dois dias sobre a importância da partida de hoje.
``Todas estão conscientizadas de que o jogo de amanhã (hoje) garante a sobrevivência do time. E é nisso que estamos pensando", afirma o técnico.
A atacante Ana Moser concorda com o treinador. ``Teremos nossa primeira grande decisão e só a vitória nos interessa", diz Ana.
Ontem pela manhã, a atacante foi poupada do treino de defesa, pois ainda se recupera de uma inflamação no tendão do joelho. A baixa do dia foi a atacante Virna.
No início do treino, a jogadora sentiu uma contração no músculo do ombro direito e voltou para o hotel, onde fez fisioterapia.
Os ingressos para Brasil e Japão estão esgotados. Para a amanhã e domingo restam poucos ingressos à venda.

NA TV
Globo e Bandeirantes, ao vivo, às 16h

Próximo Texto: Vitória garante lugar na história
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.