São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ana Rossi vê marido como um ``messias"

Mulher de Rossi faz eco às referências bíblicas do marido

FERNANDO BARROS E SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ana Maria de Almeida Rossi, mulher do candidato ao governo de São Paulo Francisco Rossi, vê a disputa eleitoral pela lente do messianismo.
``Se ele ganhar, vai mudar a história", disse à Folha, na última sexta-feira, no comitê do candidato em São Paulo.
A frase de Ana Rossi faz eco às referências bíblicas ou simplesmente religiosas que povoam toda a campanha do marido.
Na sala em que foi feita a entrevista, usada geralmente por Rossi, um peso de papel sobre a mesa traz a seguinte inscrição: ``Feliz a nação cujo Deus é o senhor".
Cartazes espalhados pelo comitê amplificam o tom messiânico. Neles se lê: ``Bendito seja o senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja". Acima da inscrição está a foto de Rossi –expressão severa e olhar para o infinito.
Em sintonia com esse ambiente, Ana Rossi repete várias vezes que ``Deus está presente em tudo" e explica que, por essa simples razão, não vê mal nenhum em misturar religião com política.
Acompanhada o tempo todo por uma assessora, que em vários momentos a ajudou a encadear o pensamento, Ana Rossi hesitou ao ser provocada a mencionar um homem que admirava. ``Deus" foi a primeira resposta.
Se chegar com o marido ao Palácio dos Bandeirantes, Ana Rossi pretende conciliar seu trabalho político, atuando nas áreas de assistência social, com a faculdade.
Desde o início do ano ela cursa direito na Fundação Instituto de Ensino para Osasco (Fieo).
Casada há 26 anos com o candidato do PDT, Ana Rossi trabalhou como operária dos 14 aos 21 anos na já extinta fábrica de fósforos Granada, em Campinas.
Começou a estudar só depois de casada. Fez o supletivo, cursou o magistério e passou no vestibular no ano passado. ``Se não der para conciliar a faculdade com o governo, eu tendo a largar a primeira", disse.
(Fernando de Barros e Silva)

Texto Anterior: `O Mário sempre foi um jovem muito adulto'
Próximo Texto: `Nem sempre o Francisco segue o que falo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.