São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perder peso é fácil, diz especialista

VALMIR DENARDIN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SOROCABA

A perda de peso dos dois ``fenômenos" de emagrecimento registrados em spas de Sorocaba, a manicura Joselina da Silva, 35, e o rei Momo de 87 e 88 Ídalo Manette, 43, não causa surpresa ao bioquímico e professor da USP Sérgio Zucas, 57.
Zucas é nutrólogo (especialista em nutrição), já elaborou os cardápios das seleções brasileiras de basquete masculino e ciclismo e é considerado uma das maiores autoridades brasileiras na área.
``É muito fácil perder peso rapidamente", afirma. ``A maior parte do corpo humano é formada por água. Então, basta reduzir a ingestão de sódio (contido principalmente no sal), que o organismo elimina a água e o peso diminui".
Zucas acredita que Joselina e Manette perderam tanto peso porque até agora eliminaram grandes quantidades de água do corpo.
``Daqui para frente, a velocidade de emagrecimento deverá cair bastante porque eles terão que queimar mais gordura."
Zucas afirma que ``para emagrecer é necessário uma alimentação com poucas calorias. As refeições devem ser frequentes e em pequena quantidade e a pessoa precisa de muito exercício físico. Um bom spa, com acompanhamento médico, é o melhor lugar para se conseguir isso".
Mas, segundo ele, as pessoas não podem ser submetidas a ``tratamentos de choque", como a ingestão de uma quantidade de alimentos abaixo da que o organismo necessita. Isso pode causar desmaios, cansaço e vômito.
Os dois spas de Sorocaba (87 km a oeste de São Paulo) estão lotados e com listas de espera graças à publicidade obtida com o emagrecimento ultra-rápido dos dois gordos notáveis.
Joselina, a Jô, completa na terça-feira um ano no spa Chácara Seis Irmãos. Manette é o trunfo da outra clínica de emagrecimento da cidade, o spa Med Campus.
Jô e Manette são tratados gratuitamente pelas clínicas. Em menos de um ano, perderam mais da metade do peso que tinham.
Em 1.º de novembro do ano passado, Jô, 1,62 metro, chegou em Sorocaba pesando 406 quilos. Atualmente, segundo a direção do spa, está com cerca de 190.
Internado em janeiro deste ano com 430 quilos, Manette, 1,90 metro, pesava até a semana passada, segundo a clínica, 185 quilos.
``Só temos vagas para o final de novembro", diz o diretor-clínico do Med Campus, Sérgio dos Santos, 46. A Chácara Seis Irmãos não revela o tamanho de sua lista de espera.
Joselina e Manette não teriam dinheiro para pagar o tratamento para emagrecer.
O preço médio de uma quinzena de internamento no Med Campus não fica por menos de R$ 1.300,00. A Chácara Seis Irmãos não revelou o preço de sua diária.
``Desde que abrimos a clínica, em fevereiro de 88, reservamos um quarto para o tratamento gratuito", afirmou Hely Carneiro, diretor da Seis Irmãos.
Segundo Sérgio dos Santos, o spa Med Campus tem atualmente cinco pacientes que não pagam pelo tratamento.
Joselina, a paciente mais famosa da Seis Irmãos, vai figurar na edição deste ano do ``Guiness Book", o livro dos recordes.
Ela será apresentada como a mulher mais gorda e a que perdeu mais peso no país em 94.

Texto Anterior: Estado de defesa
Próximo Texto: "Guiness não me enche os olhos"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.