São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mitterrand encerra mandato com polêmica

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

François Mitterrand tem um encontro com a história. Atingido por um câncer na próstata e por acusações sobre seu passado, o presidente da França encerra seu mandato em maio do ano que vem no centro de polêmicas.
Aos 78 anos, a vida de Mitterrand é a história recente da França.
Derrotado no segundo turno pelo general Charles de Gaulle em 1965 e por Valéry Giscard d'Estaing em 1974, finalmente chegou à Presidência da França em 1981.
Foi reeleito em 1988 para governar o país por mais um mandato de sete anos.
Nesse período, governou a França à sua maneira, irritando a direita e muitas vezes surpreendendo seus correligionários socialistas, que viram muitos de seus sonhos desfeitos.
Entrevista
Para responder aos ataques a seu passado e aos boatos sobre sua saúde, Mitterrand deu uma entrevista à televisão francesa no último dia 12 de setembro.
Sobre o passado, disse: "Nenhuma pergunta incomoda (...) Nessa idade (a juventude), somos produto do meio. Comecei a adquirir uma experiência pessoal durante o cativeiro na Alemanha".
Sobre a saúde: "No ponto em que estou, devo durar ainda algum tempo... Estou em situação de combate".
Mitterrand completou 78 anos na quarta-feira passada. Debilitado física e politicamente, o presidente ainda tem como objetivos a eleição de um sucessor socialista e a aceleração da integração com a União Européia nos seis meses de presidência francesa.
Mitterrand não tem certeza de terminar seu mandato. Já foi submetido a duas operações, em setembro de 92 e julho deste ano, devido ao câncer.
Em caso de vacância do cargo ou impedimento do presidente, assumiria o presidente do Senado, René Monory, que convocaria antecipadamente uma eleição presidencial na França.

Texto Anterior: Britânicos querem príncipe `Wills' no trono
Próximo Texto: Sucessão não tem candidato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.