São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria concentra produção no pequeno

DA REPORTAGEM LOCAL

As montadoras instaladas no país devem concentrar a sua produção em carros pequenos e ``populares" em futuro próximo.
Esta tendência ficou evidenciada no Salão do Automóvel, que se encerra hoje no Anhembi, onde as fábricas anunciaram programas de importação em massa.
Além dos automóveis de luxo, as montadoras vão trazer também grande volume de carros médios –e até pequenos– do exterior.
A maioria chega a partir do fim deste ano com preços atraentes, menores que os dos modelos feitos aqui pelas próprias empresas.
Acompanhando a estratégia da Fiat, com o Tipo, a GM quer trazer 80 mil Astra –feito pela Opel alemã– a partir de janeiro.
O modelo, na versão GLS 2.0, chega com o competitivo preço de US$ 18 mil (R$ 15,3 mil), inferior ao do Tipo 2.0 (R$ 17,4 mil).
O Astra se choca de frente –em característica e valor– com o velho Kadett GL 1.8i, que vai acabar sucumbindo no mercado.
O mesmo ocorre com a VW. A montadora anunciou a importação do Golf GL 1.8 mexicano, também por US$ 18 mil.
Esse preço é semelhante em real ao do novo Gol GLi e mais baixo que os dos Kadett, Escort, Logus e Pointer 1.8.
O ``popular" garante a produção local. Nenhuma fábrica consegue atender hoje a demanda pelos carros pequenos. Todas planejam novas linhas de montagem e destinam investimentos à produção.

LEIA MAIS
sobre o Salão do Automóvel e sobre mercado na pág. 8-2 e na última página deste caderno

Texto Anterior: Conheça o novo carro `popular' da Fiat para 96
Próximo Texto: Preços dos carros usados devem baixar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.