São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coroa solar é pesquisada

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A maior parte da pesquisa nesse eclipse se concentrará no estudo da coroa solar (camada externa que tem a temperatura mais alta do que a superfície da estrela).
Segundo o astrofísico Oscar Matsuura, a coroa é constituída por plasma (gás em que os átomos estão dissociados de alguns elétrons).
Na coroa, ocorrem diferentes estruturas de plasma, com formas curiosas como raio, elmo etc.. São essas estruturas que serão estudadas.
O estudo da coroa pode trazer novas informações sobre a dinâmica da estrutura da estrela.
Os astrônomos brasileiros (de quatro Estados) estão distribuídos em duas cidades de Santa Catarina: Criciúma, onde está o maior grupo, e Chapecó.
Em Criciúma, também devem participar da observação pesquisadores de outros cinco países: Rússia, Geórgia, Eslováquia, Japão, China e Angola. Ao todo deverão estar na cidade 4.000 cientistas e turistas. Na noite do dia 3 deverá acontecer no teatro Elias Angeloni um encontro de astrônomos.(MD)

Texto Anterior: Saiba como proteger os olhos no eclipse
Próximo Texto: Plantão recebe denúncias de venda irregular de flores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.