São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
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Há fila de espera para lanchas

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A procura por equipamentos náuticos cresceu assustadoramente nas redes Mesbla Náutica e Promar, do Grupo Mesbla.
Mauricio Barreto, gerente comercial de varejo das duas redes, diz que há até fila de espera para a compra de lanchas Alternativa, marca própria. ``Fomos pegos de surpresa."
Quem quiser levar esse tipo de embarcação, que vai de 15 a 21 pés (3 a 7 metros, aproximadamente), precisa esperar até 60 dias.
Motivo: em setembro e outubro as vendas cresceram 40% em relação ao mesmos meses do ano passado, informa o gerente. Foram 16 lanchas que saíram das lojas.
``A fábrica que as produz especialmente para nós dobrou a produção", revela. No ano passado, relembra Barreto, havia produto estocado –sinal de entrega imediata da lancha.
Ele diz ainda que já tem 18 lanchas Alternativa ``pré-vendidas" –o que equivale dizer que o consumidor já deu um sinal de 20% do valor do produto, que vai de R$ 3.000 a R$ 11 mil.
A linha de motores Mercruiser, dos EUA, teve comercialização acelerada. De janeiro a outubro ele vendeu 60 unidades –o dobro do que todo o ano passado. Metade disso saiu a partir de julho, depois da entrada do real.
Esses motores, de centro (ficam instalados no centro do barco), destinam-se para embarcações de 23 a 29 pés. O mais barato custa US$ 16 mil e o mais caro, US$ 32 mil.
A Mesbla Náutica e a Promar, juntas, formam a maior rede de lojas (15) de equipamentos náuticos da América do sul. Em 93 faturaram US$ 18 milhões. A expectativa é crescer 15% este ano.(FS)

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