São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bernardinho diz que Cuba fez um massacre

SÉRGIO KRASELIS; EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico brasileiro Bernardo Rezende reconheceu ontem a supremacia de Cuba, nova campeã mundial feminina de vôlei.
``As cubanas entraram para massacrar e jogaram 100%. Não quero arranjar álibi para a nossa derrota. Elas mereceram ganhar", admitiu o treinador.
O bloqueio foi a principal arma na vitória cubana. O time conquistou 18 pontos de bloqueio, 15 de ataque, seis de saque. Os seis restantes foram obtidos através de erros do Brasil. O destaque foi a meio-de-rede Carvajal, que anotou dez pontos de bloqueio.
``Para vencer Cuba hoje (ontem) teríamos que ser superfantásticas", disse a atacante Ana Moser, que acrescentou: ``Elas foram excepcionais".
A meio-de-rede Ida acredita que as cubanas vieram ``mordidas" para o jogo. ``A derrota para nós no Grand Prix estava engasgada na garganta delas. E nós não conseguimos nos encontrar", disse.
O técnico Bernardinho elogiu a atuação de suas comandadas que, segundo ele, tiveram um ``temor reverencial" diante das cubanas.
``Foi nossa primeira derrota para Cuba este ano", disse Bernardinho, que considera o adversário mais preparado fisicamente.
``Além de o fato de Cuba ter uma superjogadora como a Mireya Luis, elas também ganham no físico", afirmou o técnico brasileiro.
A atacante cubana foi eleita a melhor de sua posição no Mundial. Além dela, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) apontou a também cubana Regla Torres como o melhor bloqueio e a melhor jogadora do torneio.
Também foram escolhidas como melhor defesa a coreana Soo-Jeong Park, melhor saque a japonesa Tomoko Yoshihara e melhor recepção a chinesa Yongmei Cuio. As russas Tatiana Gratcheva e Elena Batoukhtina ficaram, respectivamente, com os prêmios de melhor levantadora e de maior número de pontos no Mundial.
Bronze
A Rússia garantiu a medalha de bronze ao vencer a Coréia do Sul por 3 sets a 0 (parciais de 14/16, 15/11, 15/6 e 15/8).
Depois do susto que deram no Brasil nas semifinais, as russas voltaram a mostrar um jogo eficiente e de força ontem.
O vôlei da Rússia, ainda como ex-URSS, mas integrado por maioria de jogadoras russas, conquistou o título do mundial anterior, em 90, na China.(SK e EA)

Jogadoras que atuaram: Cuba - Regla Torres, Marlenis Costa, Regla Bell, Magaly Carvajal, Lilia Izquierdo e Mireya Luis. Brasil - Ana Moser, Ana Paula, Márcia Fu, Hilma, Fernanda Venturini, Ida, Virna, Ana Flávia e Edna.

Texto Anterior: Time vai priorizar Brasileiro
Próximo Texto: Bloqueio cubano desequilibra final
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.