São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marco Zero lança aqui romance feito com cartas e cartões postais

RODRIGO LEITE
DA REDAÇÃO

A editora Marco Zero está lançando no Brasil ``Griffin & Sabine", do norte-americano radicado no Canadá Nick Bantock, 45. O livro chama a atenção por três motivos.
Primeiro, trata-se de um romance epistolar –gênero em que não há narrativa propriamente dita, mas uma sequência de cartas (ou cartões postais). Por isso, não há começo, meio e fim (uma troca de correspondência entre amigos não tem estes elementos, certo?).
O segundo é a forma do romance. ``Griffin & Sabine" não se limita a reproduzir as cartas. Os papéis aparecem ``colados" à página como se houvessem saído da gaveta dos protagonistas (inclusive os envelopes e ilustrações), com direito às caligrafias e desenhos próprios de cada um.
O terceiro é a qualidade gráfica do livro. As ilustrações dos dois personagens (o inglês Griffin Moss e a polinésia Sabine Strohem, ambos desenhistas), em vários ``estilos" e técnicas, lembram refinadas HQs. Bantock é também o ilustrador do livro.
Lançado em 1991 nos EUA, ``Griffin & Sabine" se transformou em best-seller. Seu autor já criou continuações da história –providencialmente, o final do volume ora lançado no Brasil é bem enigmático.
Finalmente, a história (nada de muito especial, mas não compromete): Sabine vê telepaticamente os desenhos de Griffin, e resolve escrever para ele. Primeiro há estranheza, depois amizade e, em seguida (claro) amor. Vale esperar o desfecho em virtuais continuações.
``Griffin & Sabine".
Autor: Nick Bantock.
Preço: R$ 28,00.

Texto Anterior: Nasce Vitor, filho de garotos da Candelária
Próximo Texto: Japonesa escreve sobre 2ª Guerra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.