São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Livro abala reputação de Beauvoir

CÁSSIO STARLING CARLOS

Memórias de Bianca Lamblin, amante de Sartre e da escritora francesa, são lançadas no Brasil
A atração que o mundo intelectual exerce em um país como a França é equivalente àquela das estrelas de cinema nos Estados Unidos. Isso explica a curiosidade capaz de alimentar o lançamento de livros como as ``Memórias de uma Moça Malcomportada", de Bianca Lamblin.
Judia de origem polonesa, Bianca Lamblin, 73, partilhou da vida íntima de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir –talvez o casal mais célebre da intelectualidade francesa neste século– nos anos que antecederam a Segunda Guerra.
Com eles experimentou um perigoso triângulo amoroso, prática adotada com frequência pelo casal e que envolvia de preferência garotas adolescentes seduzidas pelo talento intelectual do Castor (apelido de Beauvoir).
Apesar de avessa a este tipo de aproximação, a autora reproduz o modelo de exposição da vida íntima presente, sobretudo, nos escritos de Beauvoir, mas conduz a conclusões opostas, tendentes ao moralismo. Sua adesão ao comportamento do casal provocou nela uma espécie de dependência física e intelectual, exato avesso da liberdade que Sartre e Beauvoir pregavam em seu discurso.
Quando se deu a ruptura do trio, em 1940, Lamblin teve que enfrentar simultaneamente o pesadelo do anti-semitismo na França ocupada pelos nazistas. Somente, em 1964, já casada com o filósofo Bernard Lamblin, Bianca se reaproximou de Sartre e do Castor.
Mas, em 1990, quatro anos depois da morte de Beauvoir, sua correspondência com Sartre e seu ``Diário da Guerra" despertaram o ressentimento de Bianca, com a revelação das mesquinharias do casal frente a suas amantes.
As memórias de madame Lamblin oferecem ao leitor aspectos pouco dignos das duas personalidades que marcaram sua vida. Seu acerto de contas macula a aura mítica que ainda envolve as obras de Beauvoir e de Sartre.
Talvez seja mesmo este o destino de todo mito.
LEIA MAIS leia entrevista com Bianca Lamblin à pág. 5-3

Próximo Texto: Brasília abre inscrições para 27º Festival
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.