São Paulo, quarta-feira, 2 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruth Escobar cria novo centro teatral

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ruth Escobar está no comando de dois novos projetos: a organização do 5º Festival de Artes Cênicas e a montagem de um centro internacional de pesquisa teatral. Depois de participar da campanha de Fernando Henrique Cardoso à Presidência, a atriz garante que não quer saber de cargos no governo, nem mesmo se fosse convidada para o Ministério da Cultura.
O 5º Festival de Artes Cênicas começa em setembro do ano que vem, em São Paulo. Entre os convidados estão Bob Wilson, Jan Fabre e Carlota Ikeda.
Por enquanto, além do Brasil, está programada a participação de 11 países. Ruth afirma que o festival de 1995 terá proporções menores do que o de 1994, que apresentou 31 produções. Nesta semana, ela embarca para a Europa para confirmar nomes já contatados.
A atriz planeja realizar o festival em várias cidades, além de São Paulo. Rio, Curitiba e Salvador são as primeiras opções cogitadas.
Matriarca
O recém-fundado Centro Internacional de Estudos e Pesquisa Teatral de São Paulo pretende formar atores e promover intercâmbio com artistas de outros países.
"Toda atriz sonha em ser uma espécie de matriarca do teatro, em ter seu próprio Actor's Studio", comenta Ruth. "Cacilda Becker também tinha esse sonho, que pretendo realizar."
O primeiro convidado do centro já está trabalhando com um grupo de atores brasileiros. Trata-se de Alain Maratrat, diretor teatral francês que pertenceu à companhia de Peter Brooke durante 20 anos.
Como o centro teatral ainda não tem sede, Maratrat e o grupo de 22 atores vêm se reunindo há três semanas em um estúdio do Teatro Sérgio Cardoso.
Esta primeira etapa do trabalho termina dia 5 de novembro. Em 1995, Maratrat retorna ao Brasil para retomar seu contato com o grupo e montar uma peça que vai estrear no 5º Festival.
A peça dirigida por Maratrat será de autor brasileiro, ainda não definido. As músicas poderão ser do compositor Elomar, com quem Maratrat já fez contatos.
Sede
Quando voltar, Maratrat já terá disponível a nova sede do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa Teatral, que Ruth Escobar pretende inaugurar até março.
Um dos possíveis espaços é um salão de 800 metros quadrados, situado na Vila Madalena e no momento ocupado pela coreógrafa Penha Pietras.
Formado no Instituto de Artes do Espetáculo de Bruxelas, Maratrat atuou na maioria das produções de Peter Brooke, entre elas "Mahabharata" e "A Conferência dos Pássaros".
Ele também trabalhou em cinema. Sua experiência nas artes cênicas é abrangente: fez a cenografia da ópera "O Amor das Três Laranjas", para o Teatro da Ópera de Lyon, e dirigiu "Passeport Musical pour Paris", estrelado pelo maestro e violoncelista Mistilav Rostropovitch em 1991.

Texto Anterior: Perugorria participa de "Guantanamera"
Próximo Texto: Veja quem vem em 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.