São Paulo, quarta-feira, 2 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Complô quer a renúncia do papa, diz autor

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O co-autor do livro do papa João Paulo 2º disse ontem que há um complô para tentar forçar o papa a renunciar. Vittorio Messori, jornalista que fez as perguntas respondidas pelo papa no livro "Cruzando o Limiar da Esperança", disse, porém, que o papa não renunciará e os "profetas da desventura serão desmentidos".
"Trata-se de fazer ruído por todos os meios sobre um papa velho e enfermo a fim de implantar a idéia de um homem que por ambição de poder continua em seu cargo, apesar de suas condições muito precárias", disse o jornalista.
Messori acha que as interpretações dadas pela mídia acerca da nomeação de 30 novos cardeais fazem parte do complô. Elas indicariam que o conclave para escolher um novo papa estaria próximo.
Para Messori, o complô é formado por alguns teólogos, "alguns cabeças ocas do que sobrou do protesto clerical dos anos 70" e, fora da igreja, pelos que ordenaram o atentado contra o papa em 81. Messori não deu detalhes.
No Brasil, apenas algumas livrarias receberam ontem exemplares da edição brasileira de "Cruzando o Limiar da Esperança".
O presidente da Francisco Alvez, Carlos Leal, afirmou que os problemas que causaram atraso na distribuição já foram resolvidos.

Texto Anterior: Livro revela a amizade de Charles com indiana
Próximo Texto: Cai a circulação de jornais americanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.