São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários apóiam juros de longo prazo

DA REPORTAGEM LOCAL

Os empresários apoiaram a criação da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) pelo governo e já falam em voltar a investir na produção.
Celso Hahne, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Material Plástico, acredita que, com a nova taxa, o setor vai iniciar, em 15 dias, consultas às empresas de maquinário para encomendar novos equipamentos.
"Setenta por cento do maquinário está obsoleto", diz.
Mario Bernardini, diretor de economia da Fiesp, diz que o fato de que o governo sinalizar que o custo de capital para investimento será tratado de forma diferente do que o custo de capital de curto prazo é "muito bom para o setor produtivo".
Emerson Kapaz, coordenador do PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais), diz que o governo tem de trilhar todos os caminhos para retomar a produção.
Kapaz diz ainda que o governo deveria anunciar logo qual será a data de suspensão das medidas anticonsumo. "Desta forma, as empresas vão poder programar sua produção e os consumidores, suas compras."
Roberto Nicolau Jeha, coordenador do Grupo Permanente de Política Industrial da Fiesp, lembra que há 14 anos os empresários são induzidos a não investir e a aplicar seus recursos no mercado financeiro.
"Agora, juros de longo prazo, sem a TR, são compatíveis com a capacidade da indústria de investir, além de acabar com a indexação", afirma.

Texto Anterior: Medida reduz ganho de fundos
Próximo Texto: Conselho pode ir à Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.