São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Ormand Performance chega a São Paulo

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Keith Ormand, 33, é um bailarino e coreógrafo norte-americano nascido no Texas, que vive há oito anos na Alemanha, onde fundou o grupo Ormand Performance.
Sediado em Colônia, o Ormand Performance enfatiza o movimento puro. "Nossa dança é abstrata. Claro que temos influência de Merce Cunningham porque ele influenciou todo mundo", diz.
O grupo de Ormand reúne bailarinos de diferentes formações que, em comum, têm a habilidade de realizar uma dança energética e veloz, na maioria das vezes.
"Procuramos abordar o movimento de forma experimental, pesquisando o que podemos fazer com nossos corpos", prossegue Ormand, que desde segunda-feira está ministrando workshops para bailarinos brasileiros.
Filho de músico, antes de se dedicar à dança ele estudou química, filosofia e língua chinesa. Em busca de novas informações, partiu para a Europa em 1986, instalando-se primeiro em Berlim.
Ormand reconhece que a exemplo dos Estados Unidos, onde os novos coreógrafos recusam a dança formalista das gerações anteriores, também na Alemanha começa a haver uma negação da dança-teatro liderada por Pina Bausch.
"Hoje há uma espécie de rebelião em busca de caminhos próprios. A maioria dos jovens coreógrafos que atuam na Alemanha não querem ser como Pina Bausch", comenta Ormand.
Nesta primeira temporada em São Paulo, o Ormand Performance apresentará três coreografias: "Logik Des Chaos" (de 1992), "Intelligent Lif (e)" (estréia mundial, ainda inédita nos palcos alemães) e "Time Flies" (1993).
"Cada uma dessas peças têm cerca de uma hora de duração. Mas, no programa de São Paulo, vamos mostrar um terço de cada."
Ormand é autor da música, uma colagem percussiva, de "Logik Des Chaos". Segundo o coreógrafo, "Times Flies" reúne peças curtas sobre arte renascentista.
"Intelligent Lif (e)" parte das funções da inteligência, com música também de Ormand, em parceria com Zach Settel.

Espetáculo: "Ormand Performance"
Quando: Hoje, amanhã e sábado às 21h horas e domingo às 19h
Onde: Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso (rua Rui Barbosa, 153, tel. 011/251-5177)
Ingressos: R$ 8,00

Texto Anterior: Emílio Santiago canta suas 'Aquarelas...'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.