São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Memórias de amante de Sartre chegam às livrarias

DA REDAÇÃO

"Memórias de Uma Moça Malcomportada", livro de Bianca Lamblin lançado pela Editora Record, denuncia o comportamento do casal de intelectuais franceses Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir.
Em suas memórias a autora acusa o casal de a terem seduzido, mantido relações sexuais com ela durante dois anos, abandonando-a à própria sorte de judia às vésperas da invasão nazista em 1940.
Bianca conheceu Simone aos 17 anos quando foi sua aluna de filosofia no liceu Molière. Após a aproximação, ela se interessou em conhecer o companheiro de Simone, o filósofo Jean-Paul Sartre, então com 34 anos. A autora descreve Sartre como um homem sedutor, mas vulgar. Quando teve sua primeira relação com ele ouviu de Sartre a seguinte frase: "A camareira do hotel vai ficar bem surpresa, porque ontem eu já tirei a virgindade de uma outra moça".
O livro provocou uma forte repercussão na França quando foi lançado no princípio do ano passado. O jornal "Le Monde" publicou, na época, que o livro "só não é mais severo para Simone que o foi a revelação do seu próprio 'Diário de Guerra', imprudentemente publicado em 1990".
O crítico Gérard Spiteri, em sua resenha do livro, escreveu: "A alunazinha que acreditava ser um dos vértices de um sólido triângulo se viu enredada num círculo de hipocrisia onde o casal tinha um discurso ideal para a galeria e um comportamento privado totalmente oposto. Deles ela não foi a paixão comum, mas o refém para a colheita de material romanesco."

Texto Anterior: Cocada; Arrastão
Próximo Texto: MIS faz mostra franco-latina de vídeo-arte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.