São Paulo, sábado, 5 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita investiga fiscais por corrupção

GILBERTO DIMENSTEIN ;EDIANA BALLERONI

Gravação de conversa telefônica indica o recebimento de propinas por dois delegados do Rio e um de Brasília
GILBERTO DIMENSTEIN
Diretor da Sucursal de Brasília
EDIANA BALLERONI
Coordenadora de Economia da Sucursal de Brasília
A cúpula da Receita Federal investiga fita que indica o recebimento de propinas por dois delegados do Fisco no Rio de Janeiro e por um dos coordenadores em Brasília. A fita contém gravações de conversas telefônicas.
O assunto é tratado em extremo sigilo. Já chegou ao conhecimento do ministro da Fazenda, Ciro Gomes, que encomendou um relatório pormenorizado sobre o caso.
O dinheiro estaria sendo recebido para desviar a fiscalização da Receita sobre empresas e pessoas físicas que poderiam conduzir ao jogo do bicho e ao narcotráfico.
O secretário da Receita, Sálvio Medeiros Costa, tenta, segundo apurou a Folha, resolver a questão internamente, para evitar um escândalo às vésperas do segundo turno no Rio, já que o caso envolve delegados daquele Estado.
Procurado pela Folha na tarde ontem, o secretário confirmou a existência da fita. Disse que ela está sendo analisada pela corregedoria e que as devidas providências administrativas serão tomadas após o exame do caso.
Além da fita, Medeiros Costa tenta equacionar outro problema interno. Trata-se da demissão da delegada Rosa Soares Defensor, que estaria incomodando pessoas poderosas com as suas investigações.
Medeiros Costa decidiu afastar a delegada no ínicio desta semana, mas até agora a exoneração da funcionária não foi publicada no "Diário Oficial" da União.
Entre os investigados por Rosa Defensor nos últimos meses estão bancos, fundos de pensão, postos de gasolina e a Federação Paulista de Futebol –além de vinte empresários.
O presidente da Federação Paulista de Futebol, Eduardo Farah, já tem processo administrativo aberto contra ele. A delegada descobriu uma conta fantasma movimentada pelo dirigente da federação.
Medeiros Costa informou que a demissão de Rosa Defensor já está decidida "por questões administrativas". Segundo o secretário, a delegada se opunha em acatar orientações da Superintendência da Receita em São Paulo.
Ela será afastada, portanto, por uma questão de respeito à hierarquia, acrescentou, sem explicar quais seriam as orientações que teriam sido desrespeitadas.
O superintendente em São Paulo é Jefferson Ribeiro Salazar, que o ex-secretário da Receita, Osiris Lopes Filho, já havia tentado afastar do comando da Receita, por supostas ligações políticas incompatíveis com o exercício imparcial de suas funções.
Lopes Filho acabou deixando a Receita antes disso. Rosa Defensor está no cargo de delegada por indicação do ex-secretário.

Texto Anterior: Cesta básica tem nova queda em SP; custo é de R$ 106,47
Próximo Texto: Expectativa de inflação eleva juro do CDB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.