São Paulo, terça-feira, 8 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito de NY embola disputa pelo Estado

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

A disputa pelo governo do Estado de Nova York está praticamente empatada entre os candidatos Mario Cuomo (Democrata) e George Pataki (Republicano).
Segundo pesquisa da emissora New York 1 News, divulgada ontem, Cuomo tem 44% das intenções de voto, e Pataki, 41%.
Mario Cuomo tenta se reeleger pela quarta vez como governador do Estado. Ele estava atrás nas pesquisas até obter apoio do prefeito de Nova York, o republicano Rudolph Giuliani, anunciada publicamente em 24 de outubro.
A dobradinha italiana prova o poder político do prefeito Giuliani no Estado. Desde o apoio de Giuliani a Cuomo, o senador Pataki não conseguiu reconquistar os eleitores perdidos.
Segundo analistas políticos, as pesquisas de intenção de voto não indicam vitória certa de Cuomo.
Em pesquisas que avaliam a performance dos candidatos em áreas específicas, como combate ao crime e educação, Pataki aparece à frente de Cuomo.
Segundo a pesquisa da emissora New York 1 News, 39% dos eleitores acreditam que Pataki fará melhor trabalho no combate ao crime, enquanto 16% acreditam em Cuomo, e 50% dos eleitores acham que Pataki reduziria os impostos, contra 9% acreditam que Cuomo adotaria essa política.
Um terceiro candidato, Thomas Golisano, do Partido Independente, tem em média 6% dos votos, segundo as pesquisas. Na última semana, o empresário Ross Perrot declarou apoio a Golisano.
Mas o quente na disputa está mesmo por conta de Cuomo e Pataki.
O presidente dos EUA, Bill Clinton, afirmou em Albany, durante campnaha no Estado na última quinta-feira, que Cuomo terá uma vitória heróica.
"Este é um ótimo momento para os democratas", afirmou Clinton, sobre o número crescente de eleitores que seu partido viria conquistando.

Texto Anterior: Parentes de celebridades tentam se eleger
Próximo Texto: Plebiscito vai decidir sorte de imigrantes na Califórnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.