São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Releituras transformam Roberto Carlos em cult

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Roberto Carlos virou cult. Reciclado pela nova geração, o Rei virou hit na MTV, peça de sucesso com jovens atores globais e está sendo homenageado com um disco tributo gravado por artistas moderninhos, darlings do público jovem, como Chico Science, Marina, Skank e Barão Vermelho.
As faixas do disco "Rei", que chega às lojas no final do mês, foram apresentadas em uma festa anteontem em que os artistas participantes estiveram presentes. E onde não faltou gente jovem se proclamando fã do cantor.
Depois de se consagrar como o rei da juventude durante a Jovem Guarda, nos anos 60, Roberto Carlos enveredou pela música romântica nas décadas seguintes, e acabou se tornando ídolo de outro público. Agora ele começa a ser redescoberto pela garotada através dos ídolos mais jovens.
A febre começou quando o DJ Mêmê remixou "Se Você Pensa", um hit da Jovem Guarda, em ritmo dance. Virou um clipe dirigido por Arthur Fontes, da Conspiração Filmes –empresa que fez vídeos para Marisa Monte e Caetano Veloso–, e passou a ser exibido na MTV em agosto.
A mistura da batida da música com a colagem de velhos filmes de Roberto Carlos acertou em cheio o gosto da garotada. Resultado: ficou um mês na parada entre os 10 mais pedidos pelo público no "Disk MTV".
No Rio, a peça "Ridículo Amor", com músicas do Rei, deve reestrear em breve em um teatro, depois de temporada em uma boate da moda. No elenco, os novos astros globais, Eduardo Moscovis e Rodrigo Pena. Além da musa do último verão carioca, Camila Pitanga.
Agora, surge a homenagem em disco."Sou um profundo conhecedor da obra dele. Conheço tudo. Foi o primeiro show que eu vi na vida, em 71, 72. E no meu trabalho solo já toquei quatro músicas dele", garante o vocalista Tony Platão (ex-Hojerizah), um dos 13 participantes do álbum tributo.
A influência sobre os artistas não foi localizada. A música do Rei atingiu os cariocas do Biquíni e o pernambucano Chico Science. "No bairro onde eu morava em Recife, todo mundo ouvia Roberto Carlos. Rolava uma ciranda que o cantor citava o Roberto Carlos", conta Chico Science, que sampleou a citação da ciranda na sua versão de "Todos Estão Surdos".
O guitarrista, Roberto Frejat, do Barão Vermelho, produziu o disco, que deve sair no final do mês, só com composições de Roberto e Erasmo Carlos. "Eu selecionei os artistas que fizessem uma leitura nova e que tivessem um contato muito grande com o público jovem", explica Frejat.
"Eu adoro ele. Ouvia muito na época da Jovem Guarda. O disco 'Roberto Carlos em Ritmo de Aventura' está gasto de tanto que eu escutei", conta Frejat, que considerou o convite para produzir o disco como um "presentão".

Texto Anterior: Espelho reflete mistério interior
Próximo Texto: Rossi entorta até brinco de primeira dama!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.