São Paulo, domingo, 13 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bloco do subúrbio de Salvador vira moda; Hospedagem

DANIELA FALCÃO; SUZANA PEREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL E DA AGÊNCIA FOLHA

Bloco do subúrbio de Salvador vira moda
O Araketu, bloco que veio do subúrbio ferroviário de Salvador, caiu nas graças dos moderninhos da cidade e já é apontado como o novo fenômeno da música baiana, sucessor da Timbalada de Carlinhos Brown.
No início de outubro, os rapazes do Araketu saíram de Periperi (Grande Salvador) e ganharam o centro da cidade, reduto de blocos afro já consagrados como o Olodum e o Ilê-Ayê.
Há duas semanas, o ensaio foi transferido para a Barra, bairro de classe média alta de Salvador.
Assessorado pelo ex-empresário da musa Daniela Mercury, Jorge Sampaio, o bloco já sonha com o sucesso fora das fronteiras baianas.
"Até o meio de outubro os ensaios do Araketu eram tranquilos. Só ia quem conhecia o bloco desde os tempos de Periperi. Mas nas últimas duas sextas é preciso chegar com pelo menos três horas de antecedência para conseguir lugar", conta a advogada Verena de Sá, que desfila no Araketu durante o Carnaval há três anos.
Hospedagem
A Bahia deverá receber até fevereiro pelo menos 1,6 milhão de turistas brasileiros e estrangeiros, 10% mais que no verão passado. A previsão é da Bahiatursa (órgão estadual de turismo).
Salvador receberá 777 mil turistas, que devem gerar uma receita de aproximadamente US$ 274 milhões.
A ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira) calcula que a taxa de ocupação dos hotéis no período seja de 100%.
Uma boa opção para quem não conseguir vaga nos hotéis da cidade é procurar hospedagem em Praia do Forte ou Imbassaí, praias do litoral norte a 100 km de Salvador que ganham animação de cidade grande nos fins-de-semana.
Para atender a demanda, a prefeitura montou um esquema de hospedagem alternativa, cadastrando proprietários interessados em alugar apartamentos e casas.
O serviço pode ser solicitado pelo turista no telefone 156.
(DF e SP)

Texto Anterior: Freesbe e "dança do tchaco" dominam verão
Próximo Texto: Bares do Pelô e Rio Vermelho disputam noites
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.