São Paulo, domingo, 13 de novembro de 1994
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ALICERCES

ANTONIO CARLOS SEIDL

O programa de qualidade da Degussa teve início há três anos. Os primeiros dois anos foram de implantação dos alicerces para que as providências posteriores pudessem ser duradouras.
Nesses dois anos de preparo, procuramos definir a filosofia de qualidade da empresa e conscientizar todo o pessoal de que a busca da Qualidade Total da Degussa no Brasil é um processo contínuo.
O COMEÇO
Em julho de 1993, começamos para valer o programa de qualidade com a contratação de uma consultoria especializada, a Crosby Associados do Brasil. A contratação de uma empresa especializada é importante para tornar mais ágil e eficaz a implementação do programa de qualidade.
Depois de analisar várias possibilidades resolvemos optar pelo sistema de qualidade Crosby.
Escolhemos esse processo porque ele enfatiza a educação dos funcionários, para a questão da qualidade definindo a busca da Qualidade Total como um programa cujo sucesso depende da participação ativa de todos na empresa.
CERTIFICAÇÕES
As certificações ISO 9002 da divisão Metal da Degussa e ISO 9001 da nossa empresa Newtechnos foram os primeiros resultados do programa de Qualidade Total da Degussa no Brasil.
CONQUISTAS
Embora seja difícil relacionar os benefícios auferidos pela certificação, algumas conquistas são inegáveis.
A primeira delas é, sem dúvida, a inserção da empresa num contexto mundial em que a qualidade e a competitividade nos trará privilégios no mercado internacional.
Outras conquistas importantes são a redução dos riscos potenciais em áreas de trabalho, através de uma maior preocupação com segurança e meio ambiente, e a redução de custos através de um melhor dimensionamento do número de instrumentos de medição, otimização dos processos e redução de falhas.
CRONOGRAMA
O processo de certificação não só envolveu diretamente o Departamento de Garantia de Qualidade como também todos os outros departamentos da fábrica, área comercial e de apoio, que cumpriram um extenso cronograma de ações.
Foi feita uma comparação inicial entre o nosso sistema de qualidade e o exigido pela ISO 9000, com estabelecimento das alterações necessárias.
Sob a coordenação do departamento de O&M (Organização e Métodos) foi criada uma estrutura de documentação para a empresa, assim como a formalização de rotinas administrativas. Foram criadas especificações de produtos e matérias-primas.
TREINAMENTO
Foi realizado treinamento sobre os procedimentos para todos os envolvidos e palestra referente à ISO 9000, com a participação de todos os colaboradores.
Foi criado um abrangente sistema de avaliação de fornecedores e obtida a melhoria substancial do sistema de metrologia da empresa e aferição de aproximadamente 1.500 instrumentos.
COMUNICAÇÃO
O ponto fundamental da busca de qualidade na Degussa é enfatizar que o processo de qualidade não deve ser confundido com a certificação. A certificação é apenas uma parte do processo. Fazemos uma questão muito grande de mostrar que este é um processo de comunicação.
É um processo de comunicação vertical e horizontal dentro da empresa. Ele está direcionado em sua totalidade ao funcionário de todos os níveis. Todos os nossos esforços de qualidade neste primeiro ano foram ligados a esse objetivo. Demos prioridade ao treinamento dos funcionários e desenvolvemos atividades de comunicação entre o mais alto nível de direção da empresa e a fábrica.
CAFÉ DA MANHÃ
Uma das maneiras de manter essa comunicação um objetivo permanente é a eliminação de barreiras entre a alta direção e os funcionários. Eu participo toda semana de um café da manhã com seis funcionários da fábrica. Nos sentamos juntos, tomamos café e conversamos durante uma hora e meia ou duas horas.
Os funcionários me dizem como vêem o processo de qualidade e aproveitam para soltar uns rojões a mais sem nenhum constrangimento.
O hábito desse café da manhã mostra em essência o que queremos com um processo de comunicação. Como resultado disso, procuro invadir a privacidade dos meus funcionários para dizer que o processo de qualidade também deve ser incorporado às suas vidas particulares fora da empresa.
A busca de qualidade não termina quando o funcionário vai para casa depois de uma jornada de trabalho de oito horas na empresa. Estamos dando exemplos ao nosso pessoal de como se leva a qualidade para casa.
LIÇÃO DE CASA
A qualidade na empresa começa na própria casa de cada funcionário. Para dar início a esse processo escolhemos a casa simples de um funcionário humilde, um faxineiro, que mora na periferia de São Paulo. Mostramos a ele que poderia mudar o aspecto de sua casa com um pouco de cuidado e um investimento de R$ 600,00 em tintas e plantas.
Os nossos especialistas em assistência social estão organizando vários cursos de economia doméstica para funcionários e suas esposas. A idéia é mostrar como eles podem melhorar sua alimentação e saúde e viver com mais conforto. Também há cursos de orientação financeira e de corte e costura para as esposas dos funcionários.
Quem se acostuma a buscar qualidade em casa entende melhor a preocupação da empresa com a qualidade total em todas as suas operações.
QUALIDADE DE VIDA
Qualidade, acreditamos firmemente, não é apenas um assunto que deve ser tratado dentro da empresa. Estender nossos esforços para melhorar a qualidade de vida de nosos funcionários, que tratamos como colaboradores, é um compromisso que a empresa assume em conjunto.
Qualidade de vida não se alcançará apenas aplicando valores materiais. A criatividade e a iniciativa de todos serão estimuladas, para que os resultados sejam atingidos em um prazo o mais curto possível.
O ser humano voltou a ser o fator principal no processo produtivo. Máquinas e equipamentos foram colocados em seus devidos lugares. Só o colaborador satisfeito e feliz dentro e fora da empresa garante a qualidade de nosso trabalho.
A Degussa deseja que o conceito de qualidade ultrapasse os limites do local de trabalho e faça parte do dia-a-dia de todos.
TUDO PELO CLIENTE
No centro de todos esses nossos esforços de qualidade está o nosso cliente. É tudo pelo cliente. A principal meta da melhoria da qualidade da Degussa no Brasil é a satisfação total do cliente.
É o cliente quem define os requisitos que teremos de cumprir e, até mesmo, superar, praticando qualidade em sua plenitude e obtendo, assim, seus benefícios, que são competitividade, lucratividade e satisfação.
Entendemos que palavras como respeito, atenção e ética, incluindo a eficiência na prestação dos serviços, devem mais do que nunca, nortear nossa conduta nas relações com nossos clientes.
As certificações já obtidas demonstram na prática que nossos clientes mostram maior confiança na Degussa. Esse fato pode ser constatado através da redução de auditorias realizadas pelos mesmos dentro da nossa empresa.

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