São Paulo, domingo, 13 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modelo é presa por tráfico na Índia

DO THE INDEPENDENT

O fato: A modelo Samantha Slater, 23, de Birmingham, viajou com seu namorado à Índia e em janeiro foi presa com ele por estar em posse de pouco mais de um quilo de maconha. Ela disse que a droga foi colocada nas malas deles por traficantes indianos cujas drogas haviam se negado a comprar. As autoridades de Kerala, um estado indiano que procura erradicar a associação de drogas com seu nome, não acreditaram neles. O casal foi condenado e preso: Slater por dez anos, sem redução da pena, e seu namorado por três.
Aspectos vendáveis: O último caso numa série envolvendo vítimas ocidentais das rígidas leis orientais relativas às drogas; Slater é jovem, bonita, branca e não é a primeira garota de Birmingham a envolver-se nesse tipo de problema; uma oportunidade para atribuir culpa a estrangeiros.
Como chegou às primeiras páginas? O caso foi noticiado pelo jornal local de Birmingham, Sutton Observer e retomado pelo Today. Os jornais mandaram um repórter à Índia, acompanhado pela mãe de Slater e sua melhor amiga. Ela foi entrevistada na inóspita penitenciária de Viyyur, em Kerala, construída pelos britânicos para abrigar presos indianos.
Cobertura dos tablóides: Uma foto de primeira página de Slater, abatida, agarrada às grades da cela, e três páginas de relato angustiado sobre sua vida na prisão, convivendo com 12 presas hostis a ela. Duas páginas no dia seguinte, para examinar as evidências contra ela, que se resumiam ao relato de Slater sobre sua prisão, seu julgamento e seu desejo de voltar. Segundo o Today, o que aconteceu com Slater é um aviso para os jovens em toda parte.
Slater foi paga? Não. Mas o Today pagou aa viagem, o que a mãe de Slater não poderia fazer.
Consequências: A mãe de Slater apareceu na televisão e desmaiou de comoção. O deputado Robin Corbett escreveu ao Ministério das Relações Exteriores pedindo que Slater seja bem tratada na prisão e indagando sobre a possibilidade de uma troca de presos.

Texto Anterior: Aposentado vence a bactéria
Próximo Texto: Amputou a perna no trem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.