São Paulo, segunda-feira, 14 de novembro de 1994
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Folha amplia o atendimento ao leitor

DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 15/11/94

O primeiro fascículo do atlas Folha circulou em 14 de agosoto e não 14 de setembro, conforme informou erroneamente esta reportagem.
Folha amplia o atendimento ao leitor
A Folha duplicou sua estrutura de atendimento ao leitor e programa, para dezembro, uma nova ampliação desses serviços de diálogo com assinantes ou pessoas que adquiram o jornal nas bancas.
O esforço da Empresa Folha da Manhã S.A., que edita o jornal, está ligado ao grande aumento da circulação, provocado pelo lançamento, em setembro, dos fascículos do atlas Folha e, em outubro, pelos fascículos do "Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa Folha/Aurélio".
Ao lado dos problemas de distribuição, o jornal também enfrentou em outubro a maior crise de escassez de papel de sua história, o que se traduziu pela entrega de jornais incompletos no domingo, 9 de outubro, a muitos leitores.
O Serviço de Atendimento ao Assinante dispunha até setembro de 15 terminais e 30 funcionários. Ele está agora operando com 30 terminais e 60 funcionários.
A partir de 1º de dezembro, e agora para atender também ao leitor que compra a Folha nas bancas, o serviço estará novamente expandido, com outros 15 terminais e 20 funcionários.
As equipes de atendimento operam em dois turnos -entre 7h e 13h e entre 13h e 19h- e têm suas atividades monitoradas por um aparelho chamado DAC (Distribuidor Automático de Chamadas).
Ao receber a ligação, o funcionário é informado pelo leitor da ocorrência, registrando-a num computador. A informação é imediatamente transferida para a área de operações, que por sua vez providencia a remessa do jornal.
Cabe também a esse serviço providências mais corriqueiras, como atender ao pedido de suspensão da assinatura de leitores que se ausentarão provisoriamente de seus domicílios.
A rápida expansão de toda essa estrutura ocorreu de forma emergencial. A partir da insuficiência de pessoal e equipamentos, constatada pela Diretoria de Circulação, a Diretoria de Recursos Humanos recrutou e treinou novas equipes de funcionários.
Esse conjunto de problemas surgiu porque a Folha ampliou de forma significativa sua condição de órgão de maior circulação na mídia impressa brasileira.
Em sua edição de 14 de setembro, quando começou a circular o Atlas, foram impressos e vendidos 1.117.802 exemplares e, diante da demanda, a cifra foi em seguida elevada a pouco mais de 1,4 milhão, patamar no qual ainda se encontram as edições do Folhão.

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