São Paulo, segunda-feira, 14 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipamento a laser analisa poluição em SP

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Um equipamento trazido da Alemanha está sendo usado para analisar a poluição do ar de Cubatão (SP) por meio de raio laser.
A experiência faz parte de um programa de cooperação firmado entre a Alemanha e o Brasil, por meio da SMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente).
Segundo a SMA, a experiência é inédita no Brasil. Desde a semana passada, 14 técnicos alemães operam o sistema na cidade.
O Lidar –como o equipamento é conhecido– é formado por um radar e um gerador de raio laser, acoplados a um computador. O conjunto, segundo a SMA, está avaliado em US$ 3 milhões.
No mundo existem três equipamentos similares –dois na Alemanha e um nos Estados Unidos. Em Cubatão, a unidade móvel que veio para o Brasil está instalada ao lado da Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista).
Segundo o responsável pelo programa no Brasil, Hamilton João Targa, as primeiras medições que foram feitas indicaram "um nível de poluentes abaixo do esperado". Os números deverão ser fornecidos quando o trabalho estiver encerrado.
Targa disse que o Lidar, após realizar o mapeamento dos poluentes, detecta, com exatidão de até dois quilômetros, o local da fonte poluidora.
O Lidar fica em Cubatão até o próximo dia 18, quando será levado para a Grécia. O Brasil não paga pelo convênio. Os resultados do trabalho serão analisados pela Cetesb e as 23 indústrias que mais poluem na cidade.
Diariamente, segundo dados da Cetesb, essas indústrias despejam na atmosfera 23 toneladas de poluentes.
Entre 1984 e 1991 foram registrados pela Cetesb 46 estados de alerta e três de emergência no pólo industrial do município. O último estado de alerta aconteceu no dia 1º de setembro.

Texto Anterior: Nascente é usada como aterro de lixo
Próximo Texto: Mercadorias contrabandeadas lotam salas da Polícia Federal em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.