São Paulo, segunda-feira, 14 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Argelinos sequestram avião com 40

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um avião Fokker-27 da companhia estatal argelina Air Algerie foi sequestrado ontem e desviado para Palma de Mallorca (ilhas Baleares, território espanhol no mar Mediterrâneo). O vôo tinha 36 passageiros (todos argelinos) e quatro tripulantes e ia de Argel a Ouargla (600 km ao sul).
Os três sequestradores se renderam após mais de oito horas de negociação. antes, libertaram todos os passageiros e tripulantes.
Eles queriam a libertação de presos políticos de seus país e a reabertura do processo eleitoral suspenso em 1991. Na Espanha, exigiram combustível para levar o avião até Marselha (sul da França). Horas depois de aterrisar, passaram a pedir asilo na Espanha.
O avião chegou a Palma de Mallorca às 10h50 (7h50 em Brasília). Três horas depois, já haviam sido libertados cinco reféns (três passageiros e duas tripulantes). Um dos reféns libertados teve uma crise nervosa. As duas tripulantes se recusaram a deixar o avião.
Em Argel, o governo criou uma comissão de emergência para acompanhar o sequestro. O embaixador argelino em Madri, Abdelaziz Rahabi, viajou para Palma de Mallorca.
Autoridades espanholas acreditam que entre os sequestradores haja membros da tripulação do vôo. Segundo esses relatos, eles se mostraram pacíficos, mas disseram ter uma caixa de explosivos dentro do avião.
Uma das passageiras libertadas disse não ter visto nenhuma pistola ou arma em poder dos sequestradores. A polícia espanhola cercou o avião à distância. Minutos antes do fim da ação, um dos sequestradores deixou o avião e foi à torre de controle do aeroporto.
É a segunda vez em um ano que um avião da Air Argelie é desviado para a Espanha. Em 28 de fevereiro, um Boeing 727 com 127 passageiros, que fazia um vôo interno na Argélia, foi levado para Alicante. Após horas de negociação, os reféns foram liberados. Os três sequestradores, policiais argelinos ligados à Frente de Libertação Islâmica, se renderam.

Próximo Texto: Cúpula da Apec começa com protesto pró-Timor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.