São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

Pergunta: "Gostaria de saber quais empresas nacionais fornecem software para dificultar ou impossibilitar a duplicação de disquetes." (Vertino Machado, Manaus - AM)
Resposta: A cópia ilegal de qualquer software é considerada crime e quem a pratica pode receber punição de até seis meses de detenção. Para evitar a pirataria, alguns programas vêm com um cadeado eletrônico (hardware lock) que deve ser conectado na saída serial do micro para o seu funcionamento. A empresa Neware Informática desenvolveu o software "Protec PC" para proteção de dados.
Para impedir a cópia ilegal de um software, o programador deve incluir no início do programa uma pequena rotina de comunicação. Esse processo pode ser feito independentemente da linguagem em que o programa fonte foi ou está sendo escrito, pois ele será novamente convertido e passado ao "Protec" para processar a proteção do programa executável gerado. Existem vários esquemas de proteção que são determinados pelo usuário no momento de sua criação. Exemplos: o software é executado somente em disquete ou é executado somente em um computador específico sem consulta ao disquete que contém o programa executável, evitando a cópia ilegal na mesma empresa.
Para os usuários que enviam informações por modem, ou disquete via malote, o "Protec" apresenta ferramentas como proteção de arquivos.
O "Protec PC" pede "MS-DOS 3.x" em micro PC XT ou compatível. O programa tem acesso ao DOS, permitindo executar qualquer comando do sistema operacional. O software vem com um manual completo com exemplos de vários programas nas principais linguagens usadas.
O telefone da Neware é (011) 217-4877.

Marco Antonio Land de Almeida é gerente da Andersen Consulting.
Cartas para a seção Canal Aberto devem ser enviadas datilografadas para Folha de S. Paulo, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01201-001, São Paulo, SP

Texto Anterior: Chega livro da Quark sobre multimídia; Jet-Empregos cadastra procura de emprego; CompExpress vende linha Aptiva da IBM
Próximo Texto: Leitores substituem cartas por reclamações via computador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.