São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revista britânica destaca estudo brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Trabalho de médicos brasileiros é destaque em revista britânica
Pesquisa dos médicos brasileiros Miguel Srougi e Sérgio Simon sobre câncer na bexiga foi destacada como de "extraordinário valor" pela conceituada revista de urologia britânica "Current Opinion in Urology".
O câncer da bexiga costuma ser combatido com a retirada do órgão. Para substituir a bexiga, é colocada uma bolsa de plástico externa na altura do estômago para armazenar a urina.
"A bolsa afeta a auto-estima do paciente e a imagem corporal fica comprometida", disse à Folha o urologista Miguel Srougi, professor da Faculdade de Medicina da USP e chefe do serviço de urologia do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
Srougi e o oncologista Sérgio Simon, do Hospital Albert Einstein, desenvolveram um tratamento quimioterápico em 65 pacientes, que foram acompanhados por cinco anos. Além de comprovar a eficiência da quimioterapia, conseguiu determinar em que casos ela pode ser aplicada com sucesso.
O artigo explica também técnica cirúrgica usada por Srougi onde a bexiga é retirada e em seu lugar é instalada uma "falsa bexiga" usando tecido do intestino.
"O destaque dado a nosso trabalho mostra o reconhecimento da medicina brasileira pela comunidade científica internacional", disse Srougi.

Texto Anterior: Fornecimento de água pode ser suspenso na zona sul
Próximo Texto: Araçatuba realiza campanha anti-raiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.