São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado recua e relaxa cerco a torcidas

VS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os sócios das torcidas organizadas do Estado de São Paulo não precisarão mais apresentar fotografias e preencher formulários para continuarem filiados.
A idéia do cadastramento nasceu em razão da onda de violência extracampo no futebol, que deixou pelo menos cinco mortos no último mês.
O governo estadual, após reunião com representantes das torcidas, havia resolvido "fichar" todos os sócios. A responsabilidade ficou a cargo da Secretaria de Esportes e Turismo.
O plano visa identificar mais facilmente os personagens de eventuais tumultos nos estádios, já que a Polícia Militar está filmando as torcidas.
Em novo encontro, ontem, ficou decidido que as organizadas se responsabilizarão pelo cadastramento, enviando para a SET o nome, a filiação, o endereço e o Registro Geral (RG) dos associados.
Mas o governo concluiu que o processo seria lento demais caso fossem mantidas as exigências de fotos e formulários sobre antecedentes criminais.
A SET acha, porém, que o cadastramento "relaxado" ainda terá efeito inibidor à violência. As listas com os dados pessoais dos sócios serão enviadas para a Secretaria de Segurança Pública, a fim de serem arquivadas.
A SET aposta que as pessoas que tiverem algum problema com a polícia não aceitarão se credenciar, causando uma seleção natural.
As organizadas também já se comprometeram a excluir de seus quadros os associados que não se cadastrarem.
Segundo o secretário de Esportes e Turismo, Fausto Camunha, "os líderes das organizadas se responsabilizaram a fazer uma pré-seleção entre os seus associados, para limpar as torcidas".
"De posse dos dados será muito mais fácil identificar os envolvidos em problemas", afirmou.
Em casos de prisão de torcedores pela Polícia Militar, as fichas estarão à disposição.
Com exceção ao endereço constante nas listas, todas as informações constam em uma carteira de identidade normal.

Texto Anterior: Pelé defende uso da greve no futebol
Próximo Texto: Secretaria se reúne com cervejarias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.